Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Berlusconi diz que vai a Israel como "amigo" do governo local

Foto: Reprodução

Berlusconi diz que vai a Israel como
O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, chegará amanhã para uma visita de três dias a Israel na condição de "melhor amigo" do país e do governo do premiê israelense, Benyamin Netanyahu.


"Como chefe de governo, mudei a política externa italiana, transformando a Itália no melhor amigo de Israel na Europa", ressaltou Berlusconi em entrevista concedida ao jornal "Haaretz". Durante a visita, o premiê participará de uma reunião entre Israel e Itália.

A proximidade com o líder europeu também foi confirmada hoje por Netanyahu. "Admiro muito Silvio Berlusconi. Israel não tem um amigo maior do que ele na comunidade internacional", afirmou o premiê israelense na abertura dos trabalhos de seu Conselho de Ministros.

Na entrevista à imprensa israelense, Berlusconi também assegurou ter "cultivado as relações com os líderes moderados do mundo árabe e muçulmano". Por esse motivo, "a Itália é hoje uma etapa obrigatória" dos "líderes do Oriente Médio" que visitam a Europa, ressaltou.

O chefe de governo italiano também reiterou seu compromisso de ajudar os israelenses a encontrar um caminho de paz com os palestinos. "Estamos envolvidos na busca de uma solução duradoura e global à questão palestina", enfatizou. As boas relações com o Estado israelense, contudo, não impedem que Berlusconi aponte erros do governo local.

"Nunca se poderá convencer os palestinos da boa vontade de Israel se o país continuar a construir em territórios que deveriam ser restituídos no quadro de um acordo de paz", analisou.

"A política israelense de apropriação pode representar um obstáculo à paz", apontou Berlusconi, referindo-se à expansão das colônias judaicas em direção ao território palestino. Ele também ressaltou que "perseverar nesta política seria um erro".

Por outro lado, Berlusconi também condenou a intolerância palestina. "A guerra terminará realmente quando os palestinos aceitarem incorporar a grande tradição árabe de tolerância e de hospitalidade em relação aos judeus e seu território", disse.

Além da questão dos Estados palestino e israelense e a paz na região, outro tema que deverá ser abordado por Berlusconi é a política do Irã e seu programa de desenvolvimento de urânio, que é duramente condenado pela comunidade internacional.

Entre atividades e encontros com autoridades locais, em Israel, Berlusconi também visitará o Memorial do Holocausto de Iad Vashem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet