Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Bombeiros retomam buscas por desaparecidos por conta de chuva em SP

O Corpo de Bombeiros retomou, na manhã desta quinta-feira (4), as buscas por duas pessoas desaparecidas por conta do temporal que atingiu a capital paulista na quarta-feira (3). Duas equipes da corporação estavam na região de Cidade A. E. Carvalho, na Zona Leste de São Paulo, para procurar uma idosa de 72 anos e um menino de 11 anos.


O temporal deixou dois mortos. Um homem de 75 anos morreu na Zona Norte, atingido por uma árvore no acesso à Ponte da Vila Maria. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o idoso chegou a ser levado com vida ao Pronto-Socorro da Vila Maria, mas morreu em seguida.

Outra pessoa morreu na região central, no bairro do Pari, vítima de queda de raio, segundo os bombeiros. O corpo foi encontrado na Praça Ilo Otani, no Pari, no Centro, localizada próximo à Ponte da Vila Guilherme. A região foi muito castigada pela tempestade. De acordo com a Polícia Civil, a vítima é um boliviano de 24 anos. O caso foi para registro na delegacia do Bom Retiro.

Protesto

A chuva forte do final da tarde e início da noite alagou várias ruas e casas na Zona Leste, deixou pessoas ilhadas na Rua Agreste de Itabaiana e provocou desabamentos que não deixaram vítimas.

Moradores chegaram a realizar um protesto, por volta de 21 horas, na região, queimando madeira e pneus e apedrejando um ônibus. A manifestação terminou pouco depois das 23 horas.

Chuva

A chuva forte durou três horas. Por volta de 21h, depois de mais um dia de caos, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura decretou o fim do estado de atenção na cidade. A Marginal Tietê chegou a ficar em alerta porque o Rio Tietê transbordou.

O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, ficou fechado das 18h18 às 18h35 por causa da tempestade.

Trens

A chuva também provocou transtornos no Metrô. Na Estação da Sé, no Centro, a polícia foi chamada para conter um princípio de tumulto. Muitos passageiros não conseguiram embarcar nos trens, que trafegavam com velocidade reduzida. Por volta das 21h15, as catracas foram abertas para a entrada dos passageiros. Muitos estavam esperando desde as 19h30.

Na Zona Norte, mais confusão. O acesso à Estação Jardim São Paulo (Linha Azul) ficou alagado. O local fechou entre 18h10 e 19h.

O temporal interrompeu ainda a circulação de trens das linhas 11 (Coral) e 12 (Safira) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre as estações Brás e Tatuapé. A linha 10 (Turquesa) apresentou diversos pontos de alagamento entre as estações da Luz e Santo André.

Sem energia

Outro problema provocado pela chuva forte foi a queda de energia elétrica nas zonas Leste e Sul. De acordo com a Eletropaulo, por volta de 21h30, faltou luz em trechos dos bairros Brás, Mooca, Tatuapé, São Miguel Paulista e Itaim Paulista (parte Leste da cidade).

Na Zona Sul, faltou eletricidade em parte do Sacomã, do Ipiranga, da Saúde, do Planalto Paulista, da Aclimação e da Luz, este na região central.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet