Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Brasil

PM não ocupará comunidades perto do Sambódromo neste carnaval

A Polícia Militar adotou uma estratégia diferente da usada no carnaval de 2009 para o policiamento das seis comunidades que ficam no entorno do Sambódromo. Segundo o tenente-coronel Henrique Lima Castro, coordenador da comunicação social da PM, a corporação não pretende ocupar os morros no entorno da Marquês de Sapucaí e vai usar a estratégia chamada de "asfixia".


Segundo Lima Castro, para a ocupação dos morros era necessário um efetivo maior e a eficácia, segundo estudos da PM, era a mesma da operação de asfixia, que já foi adotada em outros carnavais. A operação pretende impedir que qualquer evento que aconteça nesses morros atrapalhe a festa no asfalto.

51 mil homens

O coronel anunciou o esquema de policiamento nesta quarta-feira (10), no quartel-general da corporação, no Centro do Rio. Segundo ele, houve um aumento de 4,6% no total de policiais que trabalharão em todo o estado, no esquema especial, que começa às 9h de sexta (12) e termina às 9h de quarta-feira (17).

Lima Castro disse que o aumento do efetivo foi possível depois que dois mil policiais que estavam em trabalhos burocráticos ou de licença médica foram recuperados e depois do recrutamento de novos PMs para as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O coronel informou que, apesar do efetivo da Polícia Militar atualmente ser de pouco menos de 38 mil homens, serão empregados 51 mil homens. Ele explicou que das duas folgas por jornada que eles têm direito, uma delas foi suspensa, portanto eles trabalham mais de uma vez no período.

Só na área do Sambódromo serão empregados 837 policiais militares por dia. O esquema contará com policiais a cavalo e com cães. Além de um centro operacional que vai usar a mesma tecnologia israelense usada no Ano Novo, com câmeras viradas para o Terreirão do Samba.

O Batalhão de Choque receberá apoio de policiais de outros batalhões e ficará responsável pelo policiamento no Centro do Rio. O BpChoque terá dois pontos de comando ao longo da Avenida Presidente Vargas, além de homens do grupamento de motos, que utilizarão 35 motocicletas, e o grupo de ações rápidas, que utilizará 20 carros.

10% a mais nas UPPs

Policiais do batalhão vão distribuir nas entradas do Sambódromo pulseiras de identificação para crianças.

Além do policiamento na Sapucaí, a PM vai reforçar o policiamento nos blocos e nas saídas de clubes. Segundo a PM, serão 486 blocos até o fim do carnaval.

“Os blocos têm crescido, me preocupam até mais (que o policiamento no sambódromo). Mas a prefeitura está buscando minimizar os problemas”, disse o coronel. Segundo ele, para a PM, o carnaval é o evento mais importante da corporação, única ocasião em que as férias dos oficiais são suspensas.

Lima Castro também anunciou um reforço no efetivo que permanecerá nas UPPs. Assim como no efetivo que cuidará do Centro, as folgas foram suspensas, proporcionando um aumento de 10% no número de policiais a trabalho.

Há novidades também no patrulhamento das estradas. O Batalhão de Policiamento Rodoviário (BpRv) fechou uma parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que vai possibilitar o uso de câmeras que serão utilizadas para identificar carros roubados, com multas ou IPVA atrasados, ou com qualquer irregularidade.

O início da operação do BpRv será na quinta-feira (11) às 15h e o término na quinta-feira (18) também às 15h.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet