Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Soldado israelense é morto a facadas por palestino na Cisjordânia

Um soldado israelense morreu nesta quarta-feira após ser esfaqueado por um palestino no norte da Cisjordânia, segundo as forças de segurança de Israel. Há relatos não confirmados de que o agressor seria um policial da ANP (Autoridade Nacional Palestina).


A vítima foi atacada quando estava dentro de um veículo parado em um cruzamento de estradas nas proximidades da cidade de Nablus. O soldado foi esfaqueado no peito, disse um porta-voz militar, e morreu mais tarde em um hospital.

O soldado morto foi identificado como Ihab Chattib, um suboficial de carreira de uma cidade predominantemente druso-árabe no norte de Israel, disseram os militares.

O motorista israelense Yossi Sigalit disse em uma entrevista na televisão que tinha testemunhado o ataque. Segundo ele, o jipe conduzido pelo soldado agredido seguiu em frente e capotou em uma vala.

"Eu vi um árabe andar até um veículo militar e golpear o motorista pela janela", disse ele.

Sigalit disse que o atropelou o palestino com seu carro, derrubando-o. Tropas israelenses prenderam o agressor em seguida.

A imprensa israelense identificou o detido como um membro das forças de segurança fiéis ao presidente palestino, Mahmoud Abbas.

Autoridades palestinas e israelenses não confirmaram a informação. Sigalit disse que o homem estava vestindo roupas civis.

O ataque se seguiu a um relato de palestinos de que um palestino de 17 anos foi ferido por um tiro nesta terça-feira por um colono que atirou contra ele perto de Nablus.

O Exército israelense também disse que estava investigando relatos de que palestinos foram feridos nesta terça-feira, quando um guarda colono disparou para o ar para dispersar atiradores de pedra.

Há preocupação em Israel sobre a segurança e a eficácia das forças palestinas na Cisjordânia, treinadas pelos Estados Unidos. Abbas, presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina) tem um mandato limitado à Cisjordânia desde que perdeu a faixa de Gaza para o grupo extremista islâmico Hamas em 2007. O Hamas rejeita a existência de Israel.

A segurança é um fator chave em qualquer troca de terra por paz que leve à criação de um Estado palestino.

Abbas, que se recusa a retornar às negociações de paz até que Israel suspenda a expansão dos assentamentos na Cisjordânia, exige também que as forças israelenses suspendam suas incursões militares no território, designado por acordos provisórios de 1993 como de controle palestino.

O soldado israelense, que as fontes identificaram em princípio como um colono, foi ferido no pescoço e morreu poucas horas depois.

O resto do território palestino se encontra sob ocupação militar de Israel desde a Guerra dos Seis Dias de 1967.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet