Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Defeito faz avião retornar duas vezes ao Rio; passageiro diz que aeronave ficou "um forno"

Passageiros do avião com destino aos Estados Unidos que teve de retornar duas vezes ao Rio após 30 minutos de voo afirmaram que a aeronave "ficou um forno" devido a um problema com o ar-condicionado. O avião teve de retornar duas vezes ao aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), na quarta (10) e quinta-feira (11), pouco após a decolagem, em decorrência do defeito no equipamento.


Após dois dias de transtornos, a previsão era de que os 190 passageiros do voo UF 801 deixassem o país com destino a Charlotte (EUA) na tarde desta sexta-feira. Mais cedo, a US Airways informou à Folha Online que providenciou um outro Boeing 767 para transportar os passageiros.

"No segundo dia de voo, o comandante assegurou pelo alto-falante que o avião estava em ordem e que ele nunca colocaria a própria vida dele em perigo. Ele disse que os equipamentos defeituosos tinham sido substituídos, mas de novo, cerca de meia hora depois da gente decolar, o avião começou a esquentar. Ficou um forno. E aí ele avisou a gente que teria que voltar de novo", afirmou o promotor de Justiça, Ricardo Zouein, 50, passageiro da aeronave.

A empresária Miriam Câmara, 52, moradora de Niterói (RJ), disse que está preocupada com a conexão que terá que fazer em Charlotte para seguir para Orlando. Ela viaja com um grupo de cinco amigos.

"Agora a gente não sabe como vai ficar a conexão. Todo mundo ficou nervoso quando o comandante avisou que teve um problema no ar-condicionado. A gente sabe que eles nunca falam tudo", disse a empresária.

A empresária disse ainda que os funcionários da companhia demoraram a prestar esclarecimentos sobre a interrupção do voo na noite de quarta-feira. O avião chegou a decolar às 22h55 e após 30 minutos no ar apresentou problemas técnicos no ar-condicionado e retornou para o aeroporto internacional do Rio.

Segundo os passageiros, eles chegaram ao hotel Guanabara, no centro do Rio, somente às 5h da manhã de quinta-feira. Cerca de seis horas depois, foram transportados novamente para o aeroporto para seguir no segundo voo, previsto para sair às 13h30, mas como a aeronave ainda estava em manutenção, o horário de partida atrasou quase três horas.

O avião, porém, teve de retornar novamente ao aeroporto, após passar cerca de meia hora no ar.

Outro lado

O gerente de vendas da empresa no Brasil, Rogério Schaffer, lamentou o incidente, e informou que a viagem foi interrompida para evitar que os clientes passassem "desconforto" durante a viagem.

"Providenciamos um avião extra para atender esses passageiros. A nossa intenção jamais foi prejudicar os nossos clientes. Não prosseguimos viagem nas duas vezes que decolamos por questões de conforto", afirmou Schaffer.

De acordo com a administração da US Airways no Brasil, a maioria dos passageiros do voo são brasileiros. A companhia aérea ofereceu desde a quarta-feira hospedagem para os clientes em um hotel.

"Todos os passageiros foram acomodados no hotel Guanabara. Eles tiveram todas as despesas pagas como café da manhã, almoço e janta. Apenas alguns passageiros optaram em voltar para suas casas porque moram no Rio", disse.

Segundo Schaffer, a empresa existe há 80 anos e sua sede fica em Phoenix, no Estado do Arizona, nos Estados Unidos. A companhia começou a operar no Brasil no dia 15 de dezembro do ano passado, no aeroporto Tom Jobim, no Rio.

Há quase dois meses na cidade, a empresa possui apenas uma aeronave em operação no Brasil. "Estamos nos estruturando no Rio. Problemas técnicos acontecem, mas não foi nossa intenção causar transtornos aos passageiros."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet