Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Empaer e município de Nortelândia vão estreitar parcerias

O presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Leôncio Pinheiro foi recebido nesta quinta-feira (26) pelo prefeito municipal de Nortelândia, Neurilan Fraga. A reunião que aconteceu no gabinete do executivo teve ainda a participação do Presidente da Câmara Municipal, vereador Aníbal de Oliveira e o Primeiro Secretário da casa e Líder do prefeito no legislativo, Luiz Fernandes de Souza.


O chefe do executivo municipal discorreu sobre os projetos que estão em andamento em seu município para atender a zona rural através de cadeias produtiva rentáveis, dirigidas à agricultura familiar. A administração criou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico que será responsável por tocar os programas junto à área urbana e rural de Nortelândia, entre eles o de assistência técnica, inclusive na elaboração de projetos para obtenção de recursos junto ao Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO) e outras fontes, objetivando atender as cadeias produtivas definidas pelo executivo local. A secretaria está viabilizando seu credenciamento junto aos órgãos competentes e se tornar credenciada a elaborar os projetos, além disso, contratará diversos técnicos para atender as pequenas propriedades. Serão colocadas cerca de cinco patrulhas mecanizadas a disposição dos interessados, de forma coordenada, por meio de uma cooperativa de produtores que está sendo fundada com supervisão da administração municipal. Várias outras ações foram mencionadas pelo prefeito da cidade, demonstrando que o governo local vem desde o inicio da gestão, discutindo e colocando em prática um novo modelo de gestão dirigido ao homem do campo, como forma de alavancar o desenvolvimento econômico, através do meio rural.

Leôncio Pinheiro discutiu todos os pontos apresentados e garantiu apresentar uma proposta de parceria com o município, de forma que o estado seja parceiro nos projetos que estão sendo desenvolvidos para fortalecer a economia focada na agricultura familiar.

O presidente da Câmara, Aníbal de Oliveira, que é pequeno proprietário rural, destacou a importância desse entrosamento para o futuro econômico do município e pontuou a participação do legislativo que tem aprovado todas as matérias encaminhadas pelo executivo com este objetivo.

Nortelândia teve sua economia baseada na extração mineral, que até a década de 90 foi responsável pelo sustento da comunidade. Com o fim do garimpo, se busca encontrar uma nova fonte de geração de emprego e renda, principal foco do atual governo, por entender a necessidade de se evitar a evasão populacional e garantir o fortalecimento da economia local.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet