Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

Arrematantes de leilão de algodão têm novo prazo para escoar produto

A Conab deu parecer favorável à ampliação dos prazos para os arrematantes dos leilões de algodão em pluma escoarem o produto aos destinos, como previsto no regulamento do Prêmio Equalizador pago ao Produtor Rural (Pepro). A nova data estabelecida para o escoamento é até 15 de maio, e para a comprovação definitiva das operações, 15 de junho.


A decisão foi tomada nesta semana pelo presidente da estatal, Wagner Rossi, após consulta às áreas técnica e jurídica, em reunião com representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão, da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea). A Conab enviou hoje à Secretaria de Política Agrícola (SPA), do Ministério da Agricultura, com quem compartilha as decisões, pedido de análise sobre este procedimento.

Segundo Rossi, a solicitação de um novo prazo foi feita por todos os setores da cadeia produtiva, que informaram as dificuldades enfrentadas com a crise financeira, como a falta de crédito, tanto para o agricultor como para a indústria e tradings, principais compradoras do algodão que é destinado ao mercado externo. “Para que o apoio do governo seja o mais efetivo, a prorrogação nos parece justa. O importante é que ninguém deixará de cumprir os seus compromissos. Estes terão apenas mais dois meses, sem qualquer prejuízo para o governo nem para a sociedade”, afirma ele.

Os leilões de algodão ocorreram em junho do ano passado. Nas três rodadas, foram negociadas 1,024 milhão de toneladas da fibra. Deste total, foram efetivamente comprovadas e escoadas 476 mil toneladas. A Conab deve divulgar na próxima semana comunicado sobre a alteração das datas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet