Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Turismo

Governo conclui primeira etapa do Projeto Guardiões do Pantanal

A Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social concluiu na sexta-feira (19.02) a etapa de qualificação do Projeto Guardiões do Pantanal, uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Governo Federal e a Colônia de Pescadores Z-5 de Barão de Melgaço (113 km de Cuiabá). O projeto, que possui mais quatro fases, tem por objetivo apoiar a iniciativa do turismo de base comunitária.


Cerca de 30 pescadores receberam o certificado de conclusão da primeira etapa do projeto. Com a capacitação serão formados Pescadores Pirangueiros, para garantir a sustentabilidade dos ribeirinhos da colônia, além de profissionalizar a atividade turística da região.

Para o pescador Zenil de Jesus Pompeu, o projeto trouxe conhecimento, além da possibilidade de melhorar seus ganhos e de sua família. “Mesmo há 10 anos no ramo da pesca profissional, tudo que aprendi no curso irá melhorar meu trabalho, principalmente com relação aos cuidados que devemos ter com o meio ambiente”, disse o pecador.

Já para o participante do projeto, Losanjo Francisco da Paz, o curso trouxe a perspectiva de um trabalho realizado de acordo com a legislação do segmento. “Gostei muito de aprender sobre as leis de pesca e todo o regulamento do setor”, ressaltou.

A entrega dos certificados de conclusão da primeira etapa do Projeto Guardiões do Pantanal, contou com a presença do superintendente de Assistência Social da Setecs, Ricardo Augusto Moreira, o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Turismo, Hélio Pimenta, além da superintendente da Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Vânia Montalvão e a assessora especial do Procon-MT, Cristiane Vaz dos Santos.

PRÓXIMAS ETAPAS DO PROJETO

De acordo com o coordenador do Projeto Guardiões do Pantanal, Rondenelly César de Arruda, as próximas etapas de qualificação serão iniciadas em abril, com os temas de Roteiro Turístico, Plano de Comercialização, Reforma da Embarcação, Monitoramento e Acompanhamento.

O projeto é desenvolvido em Barão de Melgaço e conta com o apoio do Prefeito Municipal, Marcelo Ribeiro, e da Colônia de Pescadores Z-5, criada em 1985.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet