Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Copa 2014

turismo

Terminal da Salgadeira já traça preparativos rumo à Copa 2014

Foto: Reprodução

Terminal da Salgadeira já traça preparativos rumo à Copa 2014
Conforme informou hoje (23-02) o gerente do Terminal Turístico da Salgadeira, José Carlos Bazan, o "Pardal", a série de empreendimentos estruturais focados na Copa 2014, em Cuiabá-MT (uma das sedes do evento), envolve setores distintos do Município. Aí se incluem os de turismo, entre eles a Salgadeira, balneário maciçamente procurado nos finais de semana e durante os feriados. O Carnaval 2010 registrou, calcula, uma movimentação superior às suas expectativas e da Aderco - Associação de Defesa do Rio Coxipó, que atua diuturnamente na proteção ambiental de toda a área adjacente.


"Em nível de Município, muitas reuniões têm sucedido para estudar quais são os projetos viáveis e mais necessários no Terminal. O prefeito Wilson Santos tem discutido melhori as diversas a serem implantadas na Salgadeira com o secretário Archimedes Pereira Lima Neto. Sem dúvida, quando 2014 chegar a Salgadeira terá uma fisionomia diferente, receptiva e pronta à exigência do aporte turístico excepcional que vai se registrar com os jogos da Copa 2014".

"Pardal" acentua que sua meta e da Aderco, presidida por Valdirene Costa, é dotar a Salgadeira do máximo de estrutura que capacite o lugar a receber turistas com conforto cinco estrelas e segurança absoluta. A respeito desse último item, detalha, isso implica até na instalação de um heliponto permanente, com aeronaves rotativas a turbina, mais silenciosas. A cessão do helicóptero, ou helicópteros, poderia ser viabilizada via convênio com o Ibama ou outra unidade do governo federal, explica. Estas aeronaves seriam empregadas em casos de urgência e emergência, efetuando rápido deslocamento de feridos em acidentes diversos às unidades hospitalares da Capital.

"Lógico que isso é um projeto que exige estudos minuciosos. Já está esboçado e tem tudo para dar certo, se houver receptividade do governo federal. Existem aeronaves do tipo apreendidas em operações de combate ao narcotráfico, e que podem ser cedidas à Salgadeira em regime de comodato. O ideal é contarmos com helicópteros dotados de turbina, mais silenciosos do que os movidos a pistão. Trazem, enfim, menos impacto sonoro".

José Carlos Bazan salienta que a instalação desse heliponto seria providencial não somente no que se relaciona ao resgate de feridos em acidentes e de pessoas presas em ribanceiras da região de Salgadeira, ou perdidas nas matas do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, mas também para auxiliar a Polícia em outras emergências: "Um helicóptero é um instrumento de apoio rápido para qualquer situação emergencial. Não nos esquivaríamos de cedê-lo à Polícia, Bombeiros, ou mesmo às prefeituras próximas que acaso precisassem dos seus serviços. Principalmente quando vidas humanas estiverem em jogo".

O último Carnaval foi citado por "Pardal" como exemplo da necessidade de um helicóptero no Terminal da Salgadeira. "Foram 19 ocorrências, três acidentes na Rodovia Emanuel Pinheiro, inclusive com morte de um homem. Alguns casos mereceram um atendimento mais ágil, e aí a presença de um aparelho de asas rotativas sempre é importante".

Ademais, conclui o gerente da Salgadeira, até 2014, ano da Copa do Mundo, 100 novos socorristas mirins vão ser formados pelo Centro de Formação Águia Uno, em fase de instalação no Terminal da Salgadeira. Todos os formandos serão jovens da periferia de Cuiabá e Várzea Grande. "É um projeto que a administração da Salgadeira e a Aderco, seus mentores, bancam conjuntamente, por entender sua grande importância social".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet