Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Após seis meses, pontos de descarte de lixo ilegais continuam em SP

O problema do lixo abandonado irregularmente é crônico em algumas ruas e calçadas de São Paulo. Desde a semana passada, leitores do G1 indicaram mais de 340 pontos de descarte irregular na capital paulista. Alguns são os mesmos indicados por internautas em agosto de 2009 (veja as ilustrações abaixo). A Prefeitura diz que recolhe o entulho, mas afirma que 1.400 pontos são "viciados", ou seja, voltam a ficar sujos logo depois de serem limpos.


Na quinta-feira (25), a reportagem do G1 visitou alguns pontos e constatou que nada mudou em algumas regiões: nas avenidas Bosque da Saúde, Cursino e Bandeirantes (Zona Sul) e na Rua Ulpiano (Zona Oeste). Nesta última via, que fica na Lapa, entulhos são diariamente despejados. “O pessoal vem aqui com carroças e carros e descarrega. Isso acontece há muito tempo”, disse a atendente Célia Regina da Silva, de 41 anos.

O diretor de cartório Cavanil Aparecido Silva, de 56 anos, afirmou que já tentou abordar as pessoas que deixam o lixo lá, mas sem sucesso. “Eles são muito agressivos”. Placas com os dizeres “proibido jogar lixo aqui” foram instaladas no muro em frente à calçada usada como depósito. Mas não surtiram o efeito desejado.

Célia acrescentou que a Prefeitura é chamada e constantemente limpa o local. “Mas não adianta. Logo depois de limpo, os carroceiros vêm aqui e jogam lixo de novo”. Questionada a respeito dessa reincidência, a Prefeitura informou, por meio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, que os locais visitados pelo G1 são alguns dos cerca de 1.400 pontos viciados de depósito ilegal de entulho e lixo.

Ainda de acordo com o órgão, por mais que flagrem e autuem, os fiscais responsáveis pela fiscalização não têm poder de polícia. Para a Prefeitura, isso deve mudar com uma força-tarefa com o governo do estado e a polícia anunciada na quarta (24). “Nós estamos procurando agravar as punições. Estamos encaminhando um projeto de lei para a Câmara Municipal onde as multas serão muito mais expressivas”, afirmou o prefeito Gilberto Kassab.

A pasta acrescentou que os pontos indicados pelos leitores serão encaminhados para as subprefeituras responsáveis, que irão verificar o descarte irregular.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet