Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Bento 16 visitará durante quatro dias Fátima, Lisboa e Porto

O papa Bento 16 fará visita oficial durante quatro dias a Portugal entre os dias 11 e 14 de maio próximos. Ele irá ao santuário de Fátima e realizará várias atividades nas cidades de Lisboa e Porto. O presidente da comissão organizadora da visita e bispo auxiliar de Lisboa, Carlos Azevedo, afirmou esperar que cerca de 150 mil pessoas devem se concentrar na capital portuguesa para ver o pontífice.


O slogan da visita a Portugal do papa, "Contigo caminhamos na esperança", assim como as imagens e o logotipo apresentados hoje pretendem "dirigir a população portuguesa para uma experiência espiritual de missão e sabedoria", explicou Azevedo.

O bispo assinalou que, em Lisboa, o papa irá ao Palácio de Belém se reunir com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e também figuram na agenda reuniões com o premiê, José Sócrates, e o ministro de Assuntos Exteriores, Luis Amado. Além disso, o pontífice participará de um encontro com personalidades da cultura que acontecerá no Centro Cultural de Belém, no dia 12 de maio.

No mesmo dia, Bento 16 irá ao santuário de Fátima, onde permanecerá até o dia 13, realizará uma eucaristia e se reunirá com membros da igreja e da pastoral social. No santuário, o papa presidirá as cerimônias do aniversário das aparições de Nossa Senhora, em 1917. A visita do papa a Portugal acontece a convite do presidente português.

Este será o momento "mais emblemático" da viagem, segundo Azevedo, já que "a razão principal da visita é o aniversário da beatificação há dez anos de dois pastores --Jacinta e Francisco-- aos quais apareceu Nossa Senhora". Já no dia 14 de maio, o papa realizará outra eucaristia na Avenida dos Aliados da qual, segundo as estimativas da organização, poderiam participar mais de 250 mil pessoas.

Entre as personalidades que irão a Portugal para tomar parte na visita do papa estão os arcebispos de Madri, Antonio María Rouco Varela, e de Barcelona, Lluís María Martínez i Sistach, e o bispo de Bilbao, Ricardo Blázquez.

Além disso, se deslocarão até Lisboa membros das conferências episcopais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), menos os da brasileira, que realizam nas mesmas datas uma assembleia plenária.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet