Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Copa 2014

alerta

Governo teme que eleição trave obras da Copa-2014

Foto: Reprodução

Governo teme que eleição trave obras da Copa-2014
O governo cobrou nesta quinta-feira (04) das das 12 cidades-sedes da Copa-2014 que adiantem suas obras, pois a lei eleitoral proíbe contratações e assinatura de convênios a partir do dia 03 de julho.


O alerta foi dado pelo ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., durante a primeira grande reunião entre todas as cidades-sedes da Copa, em Brasília.

No mês passado, o ministro já havia apontado que o cronograma de obras do Mundial merecia "sinal amarelo", pois só parte das cidades-sedes havia começado, timidamente, a dar algum andamento às reformas e construções de estádios.

Na semana passada, a Fifa fez duros ataques sobre o atraso nas obras dos estádios brasileiros para o Mundial de 2014.

"Temos uma data fatal para assinaturas de contratos e convênios, de modo que seja possível o repasse de recursos para as obras de infraestrutura de 2014. Quem não contratar até lá só poderá contratar em 2011", declarou Silva.

O ministro confirmou que há linhas de financiamento do BNDES para a construção e o financiamento dos estádios, e também crédito da Caixa Econômica Federal, para obras de mobilidade. "O alerta foi dado, e as condições foram oferecidas", criticou Orlando Silva Jr.

O BNDES informou que até agora nenhum pedido de financiamento foi formalizado, mas o banco estatal mantém conversas com os representantes das cidades.

A expectativa é que o banco comece a receber propostas nas próximas semanas.

A reunião do ministro com os representantes das cidades-sedes também serviu para aprovar um sistema de monitoramento, que vai concentrar informações no plano federal.

O sistema será alimentado com informações fornecidas pelas cidades-sedes e vai possibilitar um acompanhamento do cronograma das obras em tempo real, de acordo com o ministro do Esporte.

Orlando Silva Jr. disse que, a cada dois meses, haverá uma prestação de contas, um balanço das iniciativas para a preparação da Copa no Brasil.

Outro anúncio feito na reunião foi a abertura da chamada Casa Brasil, um espaço que será usado para promover o país e a Copa-2014 na África do Sul. A Casa Brasil será inaugurada em julho, em Johannesburgo, e servirá também de palco para a divulgação da mascote e da logomarca escolhidas para o Mundial.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet