Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

conheça a história

Nelore representa cerca de 80% do rebanho bovino de Mato Grosso

Introduzida em grande escala no Brasil durante a segunda metade do século passado, a raça nelore predomina nos pastos mato-grossenses. A vantagem em comparação com outras raças é gritante. Segundo o vice-presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José João Bernardes “82% de todo rebanho presente em Mato Grosso é nelore”.


“O gado nelore foi introduzido no Brasil em 1960. Deu certo graças à grande capacidade de adaptação dos animais. É uma raça que possibilitou a ocupação de grandes áreas”, conta Bernardes. Hoje, o rebanho do estado é o maior do país, com cerca de 27 milhões de cabeças.

E o predomínio da raça se estende a praticamente todo o território nacional. “Mais de 70% do rebanho no Brasil é nelore. Com exceção do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde a maior concentração é de raças européias, por causa do clima”, explica o vice-presidente da Acrimat.

Segundo o livro "Nelore: a vitória brasileira", a raça que hoje domina os pastos do país é originária da Índia. Seu antigo nome era “Ongole”, e foi batizada de nelore no Brasil porque esse era o nome da província indiana de onde o gado era comprado.

O primeiro representante bovino a pisar em terras tupiniquins foi um casal Ongole comprado pelo Barão do Paraná em 1874.

Durante a segunda guerra mundial, o nelore passou a mostrar sua versatilidade e rusticidade, ampliando a pecuária e a civilização de regiões do país ainda não exploradas. Mas foi mesmo na década de 60 que as grandes importações do animal espalharam o gado pelo país, provocando um acelerado melhoramento genético.

Em seguida, o Governo Federal lançou incentivo a implantação dos animais nas grandes propriedades de pecuária de corte, todas utilizando exclusivamente reprodutores registrados Nelore, resultando em mais de 2,5 milhões de animais selecionados inscritos. A partir de então, a produção de carne deu um salto, aumentando o consumo per capita nacional.

Hoje, a raça que ajudou escrever a história do país apresenta notáveis índices de desempenho econômico, motivo que faz com que predomine no país. Com informações do livro “Nelore: a vitória brasileira” e Zebu para o mundo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet