Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Centenas de peixes são encontrados mortos na baía de Guanabara

Dias depois de 86 toneladas de peixes mortos serem retirados da lagoa Rodrigo de Freitas, nova mortandade foi registrada nesta segunda-feira no canal do Cunha, na baía de Guanabara, zona norte da cidade. Segundo a Secretaria Estadual do Ambiente, os peixes foram descartados por traineiras de pesca.


Técnicos do Inea (Instituto do Ambiente) fizeram uma visita no local e constataram que os peixes --da espécie sardinha da boca torta-- estavam em processo de decomposição e não tinham valor comercial. A Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) informou que retirou centenas de peixes na localidade, inclusive das praias do Galeão e da Bica, na Ilha do Governador, também na zona norte do Rio.

A gerente de Qualidade Ambiental do Inea, Fátima Soares, diz acreditar que os peixes foram jogados no Canal do Cunha no sábado (6), e que as mudanças de maré devem ter levado o cardume a se concentrar nas margens do canal. Os técnicos do Inea descartaram a hipótese de contaminação para a morte dos peixes.

"Não há a menor hipótese de se tratar de uma mortandade por contaminação", afirmou a gerente, segundo nota do Inea. Apesar disso, foram coletadas amostras de água para análise.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet