Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

distribuição de processos

Servidores do Tribunal de Justiça são afastados por suspeita de fraude

Três servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ) foram afastados dos cargos após determinação do presidente, desembargador José Silvério Gomes, por suspeita de fraudes na distribuição de processos. Entre eles está um técnico da Coordenadoria de Informática, o próprio coordenador e uma servidora do Departamento Judiciário Auxiliar (Dejaux), onde fica o setor de distribuição.


Em entrevista ao Olhar Direto, na tarde desta segunda-feira (15), o desembargador disse que o afastamento dos servidores ocorreu no dia 5 de março, quando o técnico de informática foi surpreendido em uma das máquinas do sistema, levantando suspeita de alteração da configuração que opera a distribuição.

O magistrado informou ainda que está tomando as medidas necessárias e que foi aberta uma auditoria interna para apurar a situação, que também já foi encaminhada para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Polícia Federal e à Corregedoria-Geral da Justiça.

Ele ressalta que encaminhou o relatório da investigação e as medidas adotadas ao STJ devido à existência de procedimento referente a denúncias ocorridas em 2007, quando foram detectadas irregularidades e a vulnerabilidade do Sistema de Distribuição, durante auditoria realizada pela Velloso & Bertolini, contratada na gestão dos desembargadores Paulo Inácio Dias Lessa (presidente) e Orlando Perri (corregedor).

“Aparentemente não há ligação do ocorrido em 2007 e com o ocorrido no começo deste mês. Mas, como o STJ já está com procedimento em trâmite, achei por bem levar ao conhecimento do relator, ministro João Otávio Noronha, que poderá decidir, se entender, pela realização mais investigação, como perícia externa ou o apensamento destas novas investigações nos autos que já estão em tramitação”, pondera.

Além disso, Gomes enfatiza ainda que determinou como medidas emergenciais a aquisição e instalação de câmera filmadora e circuito interno de TV no local; a desconexão dos computadores utilizados para a distribuição dos processos da rede interna de computadores; restrição do acesso à sala da Gerência de Distribuição, admitido apenas para servidores do setor e quando houver solicitação formal por parte do diretor da área; e instauração de procedimento para auditoria nos equipamentos que servem ao setor.

Corrigida e atualizada às 23h59

Leia também

TJMT investiga servidor que clonava as informações dos computadores
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet