Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Observadores da ONU identificam dez incidentes violentos durante eleições na Colômbia

O Escritório na Colômbia do Alto Comissariado Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos informou hoje (16) que foram identificados somente dez incidentes violentos durante as votações para as eleições legislativas, realizadas no país no último domingo (14). Os observadores afirmaram que a redução foi expressiva pois nas eleições de 2006 foram registrados 71 casos de violência.


O Alto Comissariado da ONU elogiou a atuação das autoridades no esforço de promover ações de combate e prevenção de violência. Segundo informação das Nações Unidas, as eleições foram realizadas em uma atmosfera de calma e tranquilidade.

Porém, os observadores foram informados que cerca de 700 pessoas foram forçadas a deixar suas cidades nas regiões de Cauca e Nariño em decorrência de ameaças de grupos armados ilegais, ataques e perseguição pelas Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc).

Por esta razão, no dia das eleições, o Ministério da Defesa ordenou que 250 mil homens ficassem de prontidão nos locais de votação. Cerca de 30 milhões de colombianos foram às urnas no último domingo para a escolha de 102 senadores e 166 integrantes da Câmara de Representantes e do Parlamento Andino entre 2,5 mil candidatos.

O resultado das eleições da Colômbia, previsto para ser divulgado amanhã (17), vai indicar os candidatos que têm chances na sucessão do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe. Analistas políticos informam que o Partido Conservador, que é o do presidente da República, deve obter maioria na Câmara Alta e também entre os integrantes da Câmara de Representantes e do Parlamento Andino
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet