Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Educação

efeitos

Professor do IFMT publica pesquisa em revista científica de circulação mundial

Pesquisa realizada pelo professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, campus Cáceres, José Carlos Chabel comprovou os efeitos positivos de um complexo homeopático na redução do estresse e na produção imunológica de ovinos...

Pesquisa realizada pelo professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, campus Cáceres, José Carlos Chabel comprovou os efeitos positivos de um complexo homeopático na redução do estresse e na produção imunológica de ovinos submetidos a condições de restrição alimentar. O resultado do estudo, que já desencadeou mais de 15 outros trabalhos na área, foi publicado na última edição do periódico Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science. A revista de circulação mundial, conceituada na área de medicina veterinária, é credenciada pelo Programa de Apoio às Publicações Científicas e Periódicas da Universidade de São Paulo.


“O importante do trabalho é gerar uma cadeia de conhecimentos. A publicação em revista especializada atende esse objetivo de universalizar os resultados para que outros pesquisadores possam extrair elementos que levem a produção de novos conhecimentos e isso resultar em contribuições práticas para a sociedade.”, considera Chabel .

Na pesquisa desenvolvida durante mestrado em produção animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Chabel avaliou efeitos de produtos homeopáticos na melhora da produção e produtividade dos rebanhos, testando o nível de proteção imunológica dos ovinos. Entre os experimentos, o pesquisador provocou artificialmente em dois grupos de animais confinados um período de restrição alimentar, aplicando um complexo homeopático em um dos grupos. Realizou o mesmo procedimento em outro dois grupos sem restrição alimentar. O resultado apontou que o complexo homeopático possui efeito sobre o estresse, reduzindo a concentração sérica de cortisol e promovendo uma maior concentração a de anticorpos.

“Os que receberam o complexo homeopático produziram um nível maior de proteção imunológica, acima de 0,5 UI- unidade Internacional que mede o nível ideal de produção imunológica para ovinos”, resume.

O pesquisador testou ainda a eficiência da primovacinação contra raiva em animais de produção como ovinos. Para desenvolver a pesquisa, Chabel, alterou a metodologia dos ciclos de coletas, que eram feitos habitualmente a cada 30 dias, reduzindo o período para cada 15 dias, para identificar o funcionamento do sistema imunológico dos ovinos em condições ou não de restrição alimentar. O estudo constatou que todos os animais primovacinados ficaram com proteção imunológica, atestando a eficiência do procedimento.

José Carlos Chabel é medico veterinário, coordenador de Zootecnia e professor de Nutrição, Sanidade Animal e Ovicono/caprinocultura do IFMT, Campus Cáceres. Há 21 anos ele contribui como professor / pesquisador do Instituto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet