Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Copa 2014

produtos

Projeto vai qualificar agricultores com foco na Copa de 2014

Xampu feito de cupuaçu, sabonete de açaí, mel, verduras, frutas orgânicas e peças de artesanato

Xampu feito de cupuaçu, sabonete de açaí, mel, verduras, frutas orgânicas e peças de artesanato. Esses são alguns dos produtos que irão contemplar os meios de hospedagem, bares e restaurantes freqüentados pelos turistas durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Essa inserção comercial será feita por meio do projeto ‘Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos’. A ação contará com recursos na ordem de R$ 3 milhões, que serão geridos pelo Sebrae no Rio Grande do Sul.


O projeto, com abrangência nacional e foco nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, prevê a qualificação de 125 empreendimentos da agricultura familiar que trabalham com artesanato, agroindústria e turismo. "A ideia é que durante a Copa, os turistas nacionais e internacionais sejam contemplados com um mercado turístico caracterizado por produtos da agricultura familiar, seja nas miniaturas ou amostras de produtos pessoais disponíveis em hotéis, em sua alimentação, no artesanato ou ainda no passeio a um destino rural", explica o gerente de agronegócios do Sebrae, Paulo Alvim.

Serão trabalhados empreendimentos da agricultura familiar já estruturados e organizados. O projeto foi desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério do Turismo e conta com apoio do Sebrae, Sebrae/RS e a cooperação técnica alemã GTZ.

Representantes das instituições envolvidas trabalham na elaboração dos conteúdos dos três editais que, em breve, serão colocados na rua para contratação de empresas e consultores responsáveis pela execução do projeto.

De acordo com a gestora estadual dos projetos de artesanato, turismo e cultura do Sebrae/RS, Vânia Regina Silva, até o fim de março, o projeto deve ser apresentado as demais unidades estaduais do Sebrae. A previsão é que seja executado em 18 meses.

Segundo Vânia, o conceito do projeto será apresentado durante o Salão Brasileiro de Turismo, que acontece em maio. “Será montado um estande, dividido em dois espaços destinados ao projeto Talentos do Brasil Artesanato, já em desenvolvimento, e ao projeto Talentos do Brasil Rural. Neste segundo espaço serão simulados ambientes de um hotel utilizando produtos da agricultura familiar”, afirma.

Vânia explica que o foco principal do projeto é abrir, principalmente, o mercado nacional para os produtos da agricultura familiar. “Ainda não é comprado a quantidade devida desses produtos”, afirma. Para conhecer melhor esse mercado, a gestora conta que será feito um estudo com donos de meio de hospedagem, bares e restaurantes dos destinos dos jogos. “As informações servirão de subsídio para capacitar os produtores das associações e cooperativas selecionadas”, afirma. O Sebrae/RS irá gerir os recursos que serão repassados pelo MDA, via Caixa Econômica.

A gestora explica ainda que o grande desafio do trabalho é fazer uma Copa sustentável em 2014. “Serão desenvolvidas, por exemplo, cinco linhas de cosméticos feitas com produtos da agricultura familiar. São xampus, sabonetes, cremes, entre outros produtos, produzidos com matérias-primas características das respectivas localidades”, disse.

O projeto Talentos do Brasil Rural se baseou na experiência de outros projetos - Rede de Cooperação Técnica para Roteirização, Economia da Experiência e Talentos do Brasil, por exemplo - executados pelo Mtur e MDA, desde 2003, parceiros no fomento ao turismo rural
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet