Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Educação

Professores na expectativa para o início do ano letivo

O ano letivo para os estudantes dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) começa hoje (12), mas quem está na expectativa são os professores. O corpo docente da instituição passou por uma série de treinamentos nos últimos meses, visando aprimorar o processo de ensino na área de Educação Profissional - focado em competências, além de adaptar o conceito de professor para ‘agente de mudanças’.


A coordenadora da Unidade de Educação Técnica e Tecnológica do Senai-MT, Suely Catharino, explica que, no ensino por competências, a meta é associar a educação a contextos sócio-econômicos, culturais e históricos. “Não se trata apenas de relacionar o aprendizado às demandas das situações concretas de trabalho, mas envolvê-lo em outra dimensão, em um contexto mais amplo de cidadania”, afirma.

Já no conceito de ‘agentes de mudanças’, a coordenadora explica que o docente atua como mediador entre a informação e o conhecimento, além de assumir papel de motivador do processo de aprendizagem. “Uma das missões do Senai-MT é formar cidadãos. Nesse sentido, a atuação dos professores no incentivo ao aprendizado, a partir de uma formação integral e ampliada, articulando o âmbito profissional ao sócio-político, é fundamental”, ressalta.

Para a coordenadora do Curso Técnico de Segurança no Trabalho e professora, Ana Cláudia Ferraz, o método de ensino adotado pelo Senai-MT é um desafio tanto para os docentes quanto para os estudantes. “Esse sistema permite uma maior integração entre ambos, desde a troca de experiências, um ganho para o professor, até o maior envolvimento do aluno com o aprendizado no cotidiano. Todos saem ganhando”.

No que se refere à adaptação, Cláudia afirma que é um processo continuo e também envolve docentes e estudantes. “Boa parte dos professores do Senai-MT já trabalha com essa metodologia desde 2006, bem como as turmas de cursos técnicos desse período em diante. A dificuldade ocorre principalmente com os novos alunos, que vêm de escolas tradicionais”, diz.

Além dos investimentos no quadro profissional, a instituição promoveu a modernização da estrutura física das unidades onde os cursos técnicos serão realizados, com a revitalização dos espaços e aquisição de novos laboratórios e equipamentos. “Mais que a adequação do ambiente de ensino, promovemos a atualização de todos os cursos oferecidos, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC (Ministério da Educação)”, destaca Suely.

BOLSA DE ESTUDOS - Entre os 419 alunos dos cursos técnicos do Senai-MT que iniciam o ano letivo nesta quinta-feira (12), 150 participam gratuitamente dos cursos, que ocorrem nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis. Os bolsistas foram selecionados no mês de janeiro, em um processo que contou com aproximadamente 2.500 candidatos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet