Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Educação

Lideranças do Xingu visitam Unemat e conhecem Programa de Educação Indígena

Termina nesta semana (13) a etapa presencial do Programa de Educação Superior Indígena Intercultural (Proesi) da Unemat no campus de Barra do Bugres. Na atual etapa a Unemat recebeu a visita de dois importantes líderes indígenas do Parque Nacional do Xingu, os caciques Aritama Yawalapiti (Alto Xingu) e Megaron Txucarramãe, que pertence a etnia Mebêngôkre (Kayapó), que puderam conhecer as instalações e ações desenvolvidas pela universidade na área da Educação Superior Indígena.


O cacique Megaron falou aos estudantes da importante conquista dos povos indígenas ao terem acesso a universidade, lembrando a luta das lideranças do passado na consolidação dos direitos indígenas.

Já o cacique do Alto Xingu, Aritana, se emocionou ao ver os parentes estudando na universidade e considerou esse momento histórico. Reforçou a importância da educação como um instrumento de luta das sociedades indígenas para enfrentar as rápidas mudanças do mundo globalizado.

O professor dr. Elias Januário, vice-reitor da UNEMAT e coordenador do Proesi, a presença das lideranças do Parque Indígena do Xingu é uma honra para o programa, uma vez que ambos têm trajetórias de vida marcadas pela luta em defesa dos direitos indígenas, particularmente na demarcação de terras, preservação ambiental, saúde e educação.

Estudos presenciais:
A etapa presencial de 2009/1 começou a ser realizada no dia 12 de janeiro e termina nesta sexta-feira (13) e contou com a presença de 134 estudantes dos cursos de licenciatura específica para formação de professores indígenas e outros 60 alunos que iniciaram os curso de especialização lato sensu em Educação Escolar Indígena. A oferta do curso de especialização representa a continuidade das ações de formação superior indígena em Mato Grosso, indo além do nível de graduação.

A Unemat é pioneira na América do Sul na oferta de uma formação específica e diferenciada para índios. Tendo formado em 2006 a primeira turma professores indígenas em curso específico no país. O modelo implantado pela Universidade do Estado de Mato Grosso serve de inspiração para outros cursos superiores no país e na América do Sul.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet