Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Educação

Semana pedagógica reúne professores do Sistema Prisional

Inicia no dia 2 de março as aulas nas unidades prisionais do Estado. Quase mil reeducandos estão matriculados nos cursos de alfabetização, Educação de Jovens e Adultos (EJA) - de 1ª a 4ª e de 5ª a 8ª séries, e Ensino Médio na Cadeia Pública de Várzea Grande, Penitenciária Central do Estado, Presídio Feminino Ana Maria do Couto May, Centro de Ressocialização de Cuiabá, Penitenciária da Mata Grande e Colônia Penal Agrícola das Palmeiras. Com intuito de elaborar o planejamento educacional para o ano letivo no Sistema Prisional, a Escola Nova Chance está realizando a 1ª Semana Pedagógica.


O evento reúne 35 professores e coordenadores pedagógicos das unidades prisionais de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger. Até o próximo dia 13, os profissionais participam de palestras com psicólogos e diretores das cadeias e presídios do Estado na sede da Fundação Nova Chance, no bairro Boa Esperança, na Capital.

Para a professora e coordenadora pedagógica do Centro de Ressocialização de Cuiabá, Alvair Maria Barbosa, o encontro proporciona aos educadores conhecimento de como se comportar nas unidades prisionais, como ministrar as aulas de forma a estimular os reeducandos, além de alertar os professores em relação a atenção quanto as necessidades dos reeducandos. “A semana é um momento de estudo, de rever conceitos”, completou Alvair.

Segundo a diretora da Escola Nova Chance, Daisy Antonello, “a educação é uma forma de reduzir a violência, e todos os professores que ingressaram no Sistema Prisional acreditam nesse processo de ressocializar por meio da educação, por isso é tão importante a semana pedagógica”, enfatizou.

A Semana, que teve início no último dia 9, segue até dia 20, quando serão finalizados os procedimentos a serem adotados para educação nas prisões no primeiro semestre deste ano. “Durante o recesso no mês de julho os professores farão uma avaliação das atividades desempenhadas para analisar as medidas que serão adotadas no segundo semestre”, disse a diretora da Escola Nova Chance.

ESCOLA NOVA CHANCE – Devido a necessidade de atendimento educacional aos reeducandos do Estado, o governo de Mato Grosso criou a Escola Estadual Nova Chance, por meio do Decreto nº 1543 de 28 de agosto de 2008. A criação da Escola atende a uma das políticas da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para o Sistema Prisional, que visa desenvolver atividades educativas e profissionalizante de maneira dinâmica dentro das cadeias e penitenciárias de Mato Grosso.

Atualmente, Mato Grosso conta com uma ampla rede de ensino em vários estabelecimentos prisionais, como a Penitenciária de Água Boa, o Presídio Feminino Ana Maria do Couto May, Centro de Ressocialização de Cuiabá, Penitenciária Central do Estado, Cadeia Pública do Capão Grande, Presídio Agrícola das Palmeiras, Cadeia Pública de Rondonópolis, Penitenciária da Mata Grande, Penitenciária Ferrugem, em Sinop, Cadeia Pública de Mirassol D'Oeste, Cadeia Pública de Juína, Cadeia Pública de Cáceres, Cadeia Pública de Primavera do Leste; São José dos Quatro Marcos; Araputanga; Paranatinga; Poconé; Arenápolis; Nobres e Juara.

Para desempenhar suas funções, a Escola Nova Chance conta com o apoio da Sejusp em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet