Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Brasil

tragédia

Defesa Civil municipal do Rio atende mais de 380 ocorrências durante chuvas

A Defesa Civil municipal do Rio já tinha atendido mais de 380 ocorrências até o início da tarde relacionadas às chuvas que atingem a região desde a noite de ontem (5). Apenas na cidade, 82 mortes já foram confirmadas.

A Defesa Civil municipal do Rio já tinha atendido mais de 380 ocorrências até o início da tarde relacionadas às chuvas que atingem a região desde a noite de ontem (5). Apenas na cidade, 30 mortes já foram confirmadas. Em todo o Estado, esse número chega a 79.


De acordo com o subsecretário do órgão, o coronel Sérgio Simões, a maior parte das ocorrências são referentes a deslizamentos de terra totalizando 180 ocorrências. O prefeito Eduardo Paes (PMSB), "a situação ainda é muito critica. Há previsão de mais chuvas. Estamos monitorando constantemente e nossos homens estão nas ruas".

Paes ainda afirmou que existem 4.000 da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) estão trabalhando na cidade na tarde de hoje, além de 3.000 homens do Corpo de Bombeiros que estão preparados para realizar possível resgate de vítimas.

O prefeito acrescentou ainda que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e o governador de Santa Catarina, Leonel Pavan (PSDB), ofereceram ajuda para a cidade, mas a forma como seria dada essa ajuda não foi especificada por Paes.

Record

As chuvas registradas nas últimas 24 horas geraram um acúmulo de 278 milímetros na cidade do Rio, superando o recorde histórico de 1966, que era de 245 mm. O prefeito Eduardo Paes destacou que o grande volume de chuva foi uma surpresa, uma vez que um alerta para chuvas moderadas e ventos fortes tinha sido feito durante a tarde de ontem.

Ao todo mais de 60 pontos de alagamento foram registrados em toda a cidade nas últimas 24 horas. O prefeito destacou que a maré alta contribuiu ainda mais para que eles ocorressem. Na lagoa Rodrigo de Freitas, a prefeitura afirmou que o nível, que geralmente é de 50 centímetros, chegou a atingir 1,40 metros na manhã de hoje.

Celso Pupo/Fotoarena/Folhapress


Serviços

Devido aos temporais, as aulas estão suspensas nesta terça-feira na cidade do Rio. Já a circulação de trens está interrompida no ramal Saracuruna em decorrência das fortes chuvas que atingem parte do Estado do Rio desde a noite de ontem.

Além disso, os trens paradores das linhas Campo Grande, Bangu e Deodoro não estão fazendo paradas nas estações Praça da Bandeira, São Cristóvão, Maracanã e Mangueira por precaução, devido às chuvas.

Nos demais ramais --Japeri, Santa Cruz e Belford Roxo--, a circulação de trens acontece com atrasos médios de 10 minutos. A Supervia destacou que todos os passageiros estão sendo informados sobre as alterações pelo sistema de som das estações.

O deputado Jorge Picciani (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio, e o presidente da Câmara Municipal do Rio, vereador Jorge Felippe, também determinaram a suspensão das atividades nas duas casas nesta terça.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet