Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

MERCHAND RURAL

Painel sobre agronegócio causa polêmica na Câmara

Foto: Vinícius Tavares/OD

Painel sobre agronegócio causa polêmica na Câmara
A instalação de um monitor de TV com a marca da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) dentro do plenário da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados gerou muita polêmica nesta quarta-feira, em Brasília. O monitor com informações sobre o mercado do agronegócio foi inaugurado pela presidente da CNA, Kátia Abreu, que também pretende instalar um aparelho similar na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado na próxima terça-feira.


Embora o Regimento Interno da Câmara não faça referência à instalação destes equipamentos nos plenários, a Diretoria Geral da Câmara foi consultada e deverá emitir um parecer a respeito. O certo é que, se não houver permissão para manter o equipamento no plenário, o monitor ficará exposto na secretaria da Comissão, onde já há amostras de café, suco de soja e demais produtos que divulgam o agronegócio brasileiro.

A polêmica começou com o deputado Nazareno Fonteles (PT/PI), um dos primeiros a se manifestar a respeito do painel. Ele questionou a permanência do equipamento durante as sessões. “A tela interfere nos trabalhos da Comissão e pode tirar a atenção dos parlamentares. É inadequado”, salientou.

A maioria dos deputados defendeu a permanência do equipamento. A manifestação do parlamentar foi prontamente rebatida pelos demais deputados. Para evitar constrangimentos, alguns deputados sugeriram que a marca da CNA fosse retirada desde que as informações ficassem disponíveis aos membros da comissão.

O deputado Homero Pereira (PR/MT), disse que os dados econômicos fornecidos pela CNA vão orientar os parlamentares a tomar decisões sobre os rumos da agricultura. O presidente da Comissão, deputado Abelardo Lupion (DEM/PR) sugeriu, inclusive, que a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) também colocasse um painel na sala da comissão para fornecer informações.

Para o deputado Marcos Montes (DEM/MG), o painel é fundamental para informar a sociedade brasileira a respeito das dificuldades que o produtor enfrenta. “A agricultura está perdendo a batalha da comunicação. Precisamos abrir espaços para divulgar o nosso trabalho”, ponderou.

O deputado Zonta (PP/SC) disse que a CNA representa a agricultura-brasileira e lembrou que seria muito bem-vindo que outras entidades como a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) possam também fornecer informações aos parlamentares

Na mesma linha, o deputado Ronaldo Caiado (DEM/GO) afirmou que a CNA está mais do que credenciada para oferecer informações sobre o agronegócio. Ao defender a permanência do painel da CNA, Caiado defendeu uma mudança de postura em relação ao trabalho da comissão. “Na disputa eleitoral, pode haver opiniões contrárias entre os deputados, mas aqui dentro da Comissão, precisamos nos unir para defender os interesses da agricultura brasileira”, ponderou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet