Olhar Direto

Segunda-feira, 27 de maio de 2024

Notícias | Carros & Motos

Daimler, fabricante de Mercedes-Benz e Smart, e líder dos caminhões

Célebre pelos carros de luxo fabricados com a marca Mercedes-Benz, a alemã Daimler também é o número um mundial dos caminhões e o criador do pequeno Smart.


A montadora de Stuttgart encerrou em 2007 a fusão com a americana Chrysler, com a qual devia formar um gigante transatlântico.

Desde então, a montadora alemã seguiu um programa de ajuste e dividiu por dois seu faturamento.

Em 2009 sofreu com a crise mais que seus concorrentes nacionais, com perdas de 3,5 bilhões de dólares e um faturamento de 105 bilhões de dólares.

Com 256.000 funcionários e 1,09 milhão de veículos vendidos, a Daimler é geralmente considerada uma pequena montadora.

Situada atrás do número um mundial dos veículos BMW, luta para conservar o segundo lugar frente à Audi (grupo Volkswagen), que a alcançou no início de 2010.

A Daimler não conseguiu ainda se impor no setor dos carros pequenos, em plena expansão desde a crise, e vendeu apenas 215.000 Mercedes Classe A e B e 114.000 Smart em 2009.

Além do mais, está menos implantado que seus concorrentes nos países em desenvolvimento, já que vende 57% de seus veículos na Europa Ocidental e apenas 6% na China, primeiro mercado automotivo mundial.

O grupo também fabrica ônibus, furgões e caminhões. Nos caminhões, é o número um mundial, com 259.000 unidades vendidas em 2009.

No entanto, sua imagem neste setor se encontra afetada por uma frota poluidora, com uma média de emissão de CO2 de 160 g/km no ano passado.

Por outra parte, a Daimler teve de enfrentar acusações de corrupção e, na semana passada, chegou a um acordo amistoso com o governo americano mediante o pagamento de 185 milhões de dólares para fechar uma investigação por supostos subornos em mais de 22 países.

A Daimler já está envolvida em vários investimentos a nível mundial. É um dos acionistas de referência do especialista americano de carros elétricos Tesla e possui mais de 10% do constructor russo de caminhões Kamaz.

Também quer desenvolver um carro elétrico com a chinesa Build Your Dreams (BYD).

Tudo isso enquanto conserva uma participação de 15% no grupo aeronáutico europeu EADS.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet