Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Estrada mal drenada seria causa de deslizamento no Bumba, diz estudo

Depois de uma vistoria, a pedido do Departamento de Recursos Minerais do estado, um grupo de geógrafos da PUC- Rio concluiu que, apesar de agravar a situação no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, o lixão do local não foi o culpado pela tragédia. De acordo com o estudo, o deslizamento foi provocado por problemas de drenagem em uma estrada que estava no alto do morro.


“A gente tem dois deslizamentos de encosta nos cortes da estrada que passa bem por cima do deslizamento”, avalia o geógrafo da PUC-Rio Marcelo Motta.


Lixão deixou terreno mais instável

Ele afirma que o lixão, no entanto, potencializou os danos no local. Uma vez que, se as casas não tivessem sido construídas em cima do aterro, o desmoronamento, provavelmente, teria ficado restrito à parte alta do morro. Mas o que aconteceu foi que a terra que se deslocou da parte alta do morro, acabou encontrando o terreno do lixo em decomposição, muito mais instável.

“A gente tem aquela detonação e aquela energia de transporte é transferida para o material do lixão e aquele material se liquefaz quase, vira uma grande pasta descendo a encosta e levando consigo toda a urbanização que insanamente foi construída ali em cima. Como se fosse uma avalanche. é uma avalanche, uma avalanche de detritos”, afirma Motta.



Prefeito de Niterói: estudo da UFF não indicava urgência no Bumba
Em entrevista coletiva, o prefeito Jorge Roberto Silveira disse que não conhecia o laudo dos geógrafos da PUC e afirmou que, os estudos realizados pela Universidade Federal Fluminense antes das chuvas, não indicavam urgência na remoção dos moradores do Morro do Bumba.



“Eu sinto que têm setores querendo buscar culpados onde não existem culpados de uma chuva brutal, absolutamente fora do normal. A pior chuva que houve na historia de Niterói. A cidade precisa da solidariedade de todos”, conclui o prefeito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet