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Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

Escola Ativa fortalece práticas pedagógicas no Campo

Os professores multiplicadores, integrados ao Programa Escola Ativa, reciclam conhecimentos. A capacitação oferecida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) reúne representantes dos polos de Barra do Garças, Colíder e Cuiabá. Juntos, desenvolvem o V módulo do Programa adquirindo novas práticas metodológicas para repassarem aos educadores das escolas multisseriadas do campo.


As orientações são ministradas por especialistas convidados de diferentes regiões do Estado e do País. O conteúdo aborda troca de experiência e propostas focadas na realidade do campo nas diferentes áreas de conhecimento. Todo o material trabalhado de forma coletiva com os educadores e, com os estudantes do ensino fundamental e médio das salas multisseriadas.

As novas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas do campo vêm mudando o perfil dos camponeses. Com a implantação de programas educacionais que incluem a política de alternância e o trabalho com as salas multisseriadas, a educação do campo ganha uma identidade própria. “Ela está focada nas necessidades de conhecimento universal a partir da realidade local e com o objetivo da permanência na terra”, destaca o professor multiplicador em Peixoto de Azevedo, Oldair Dallazen.

Os educadores do campo, na maior parte com nível superior, constroem uma rede de conhecimento a ser trabalhada de forma diferenciada de acordo com as faixas etárias dos estudantes na sala de aula. A escola multisseriada trabalha o conhecimento pelos ciclos de compreensão e a avaliação, além de realizar uma gestão participativa, com a colaboração dos professores e o apoio de pais, colegas de turma e da própria comunidade local.

Hoje o Estado possui 1180 professores dando aulas em 1230 salas de escolas do campo. O programa é desenvolvido desde 2008 e já preparou cerca de 30 mil estudantes. O próximo passo é criar turmas, a partir da avaliação da demanda, para a implantação de cursos superiores em parceria com Universidades estaduais, voltados para as necessidades dessas comunidades

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