Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Educação

projetos

Primeira exposição de pôsteres do Serex reúne mais de 80 projetos

Na tarde de hoje (28), ocorreu a primeira exposição de pôsteres dos projetos de extensão das Instituições de Ensino Superior participantes do III Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste. Esta edição do Serex é realizada pela UFMT e teve início ...

Na tarde de hoje (28), ocorreu a primeira exposição de pôsteres dos projetos de extensão das Instituições de Ensino Superior participantes do III Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste. Esta edição do Serex é realizada pela UFMT e teve início hoje pela manhã, devendo prosseguir sexta-feira (30).


A exposição de hoje na modalidade pôster, com mais de 80 projetos de extensão, pôde ser conferida por alunos, funcionários e comunidade. A extensão é um componente do tripé da Universidade, composto também pelo ensino e a pesquisa. É a realização de projetos que abrem as portas da Universidade à população em geral. Destacam-se projetos da área de tecnologia e produção e da saúde, que constituíram a grande parte dos projetos apresentados.

Esses trabalhos abrangem áreas de interesse da comunidade, envolvendo questões como aleitamento materno, educação sexual e apoio a pequenos agricultores.

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizou o projeto ´´Apoio a agricultores familiares da comunidade Lagoa Grande em atividades zootécnicas: produção, higiene e profilaxia animal´´, coordenado pelo docente Euclides Reuters de Oliveira. O trabalho se resume à orientação de pequenos agricultores familiares beneficiados pela Reforma Agrária realizada em uma propriedade dividida entre aproximadamente 22 famílias. Visando a auto-suficiência na produção animal, foram transmitidas técnicas enfatizando alimentação, higiene e profilaxia por meio de oficinas, cursos e palestras, minimizando custos e otimizando a produção com qualidade. De março de 2009 a março de 2010 os extensionistas visitaram o local quinzenalmente, sustentando um acompanhamento que obteve resultados satisfatórios, explica o bolsista Flávio Pinto Monção.

O projeto ´´REDH - Capacitação de Professores da Rede Básica de Ensino em Educação em Direitos Humanos`` foi realizado pela Univesidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e coordenado pelo professor Antônio Hilário Aguilera Urquiza. Este trabalho promoveu a capacitação de professores, técnicos e gestores – principalmente do Ensino Médio – em Educação em Direitos Humanos. Visando a realização de audiências públicas em comemoração aos 60 anos de declaração dos Direitos Humanos, foi feito levantamento de experiências referência para a questão e a execução de Plano de Ações relacionadas aos Direitos Humanos na escola e na sociedade. De julho a dezembro de 2008, em período integral, foi realizado o trabalho em quatro pólos de Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Aquidauana, Amambaí e Bela Vista), atendendo 215 cursistas e 14 municípios.

No Campus da UFMT em Cuiabá, o Hospital Veterinário realizou um trabalho de conscientização da comunidade e da equipe médica em relação à prática da anestesia e aos cuidados que devem ser tomados quando este recurso é utilizado. O projeto ´´Anjo da Guarda: Prestação de serviço na área de anestesiologia e eletrocardiografia a animais de pequeno porte e silvestres da grande Cuiabá e Estado do Mato Grosso`` defende a presença de um anestesista durante o procedimento cirúrgico. De acordo com o projeto, um acompanhamento adequado das condições competentes a este profissional, favorece a obtenção do êxito no tratamento. Por ser uma área pouco explorada, o projeto se fez necessário, realizando também um trabalho direto com os proprietários dos animais, uma vez que os donos agora devem assinar um termo de ciência dos riscos da aplicação de um anestésico no animal.

´´Orientações Sobre Aleitamento Materno e Cuidados com o Recém-Nascido às Puérperas: Relato de Experiência´´ é um projeto realizado pelo campus UFMT em Rondonópolis. Coordenado pela professora Camila Lucchese Veronesi, o trabalho envolve o curso de Enfermagem e foi realizado na Santa Casa de Rondonópolis. Exigiu um processo de reeducação da equipe do hospital, das mães em período de amamentação e de seus familiares, a fim de quebrar paradigmas e mitos relativos ao aleitamento materno e sua importância para os primeiros seis meses de vida da criança. O projeto será continuado por todos os alunos que cursarem a disciplina ´´Saúde da mulher`` do sexto semestre do curso.

No Campus da UFMT no Araguaia, três alunos de Ciências da Computação coordenados pelo técnico José Victorino Junior realizam o projeto de extensão de criação de um site específico para o campus. Frente às dificuldades encontradas no compartilhamento do portal com os outros campi, foi realizada a construção de um website que possui interfaces utilizando tecnologia de geração de páginas dinâmicas e um sistema de banco de dados, além de linguagens e ferramentas gráficas de design. Foi realizado um planejamento prévio, envolvendo levantamento de requisitos, necessidades e características dos possíveis usuários, conteúdo e devida documentação do projeto. O site dispõe de informações inerentes aos cursos, projetos e pesquisas desenvolvidos no Campus Universitário do Araguaia.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) apresentou, entre outros, o projeto ´´Experiência de Capacitação em Desenvolvimento Humano com Ênfase na Aids``, coordenado pelo professor Marco Túlio Antônio Garcia-Zapata. O trabalho se baseou na orientação de idosos em questões relativas à sexualidade e Aids, após constatar a ignorância desta parcela da população quando o assunto é este. O curso gerou ainda oito multiplicadores, pessoas que participaram do processo e se interessaram por uma ação posterior. O projeto gerou informações para o subsídio do projeto de pesquisa do curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG.

Em Sinop, o curso de Medicina Veterinária da UFMT realizou o projeto ´´Leite Limpo: Estudo, Caracterização Clínica Epidemiológica em Pequenas Granjas Leiteiras de Sinop-MT``, coordenado por Juliana Galhardo e Bruno G. de Castro. O trabalho, na área preventiva foi realizado em seis propriedades fornecedoras a uma cooperativa de leite. Foram avaliadas as condições de ordenha das vacas e aplicado o inquérito epidemiológico, constatando a presença de infecção mamária (mastite) em 44% dos animais. As causas, segundo os realizadores do projeto, são as más condições e maus hábitos relacionados à ordenha, como higiene imprópria e uso indiscriminado de antibióticos no tratamento da mastite. Com o trabalho de extensão, foi feita uma reeducação dos produtores no período de maio a novembro de 2009, valorizando a cultura leiteira numa região de forte pecuária de corte.

A apresentação dos projetos de extensão continua amanhã (29 de abril) no período vespertino no Teatro Universitário, no Centro Cultural e no Auditório do CCBS III.

Confira a programação completa e os projetos a serem apresentados
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet