Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política BR

PT de Minas faz prévias neste domingo, mas vencedor pode ser coadjuvante do candidato do PMDB

Os petistas de Minas Gerais devem votar nas prévias deste domingo (2) para escolher o candidato do partido que vai disputar o governo do Estado. O ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e o ex-ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, disputam a indicação do partido. No entanto, os dois vão ter que travar uma batalha interna na legenda, já que a base governista apoia a formação de uma aliança em torno do senador Hélio Costa (PMDB).


A disputa desanimou os próprios militantes do partido e a expectativa é de baixo comparecimento nas prévias de hoje. O deputado federal Reginaldo Lopes, presidente do PT mineiro, admite que há um certo desânimo entre os petistas do Estado.

- É quase unânime que os filiados não querem fazer a escolha entre Patrus e Pimentel. Eles esperavam que houvesse um entendimento político.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está empenhado em formar um palanque único para Dilma Rousseff no Estado, fez acordo com o PMDB para o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa encabeçar a chapa. Com o carimbo de Lula, o Diretório Nacional do PT poderá intervir em favor de Costa caso os dois petistas não cheguem a um acordo após a prévia.

O PT possui 108 mil filiados aptos a votar em 605 municípios mineiros. O dirigente estimou, porém, que a prévia abrangerá no máximo 30 mil militantes. Para ele, a baixa adesão deverá se repetir na campanha, caso o PT não tenha candidato próprio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet