Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Economia

Brasil e Rússia defendem comércio em moedas próprias

Os presidente russo e brasileiro defenderam nesta sexta-feira a necessidade de buscar formas de aumentar o uso de suas próprias moedas no comércio bilateral.


"Estamos todos observando como a União Europeia está tentando resolver seus diferentes problemas, incluindo o problema com o euro", disse o líder russo, Dmitry Medvedev, em entrevista coletiva ao lado do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

"Concordamos com o presidente (Lula) em criar um grupo de trabalho que irá olhar... decisões em moedas nacionais. Isso é extremamente importante para o desenvolvimento estável dos países e para um sistema financeiro internacional mais equilibrado."

Nesta manhã, o euro atingiu a mínima em 18 meses ante o dólar, dando continuidade a um movimento de desvalorização resultante da crise de dívida da Grécia. Recentemente, o papel do dólar como moeda global foi questionado, após a divisa norte-americana sofrer com a crise financeira global.

"Não existe nenhuma explicação de por que estamos tratando de comércio abdicando... e utilizando uma terceira moeda quando poderíamos fortalecer a nossa moeda", disse Lula aos jornalistas.

Brasil e Argentina já negociam em moeda local e o governo brasileiro busca acordos com os demais integrantes do Mercosul para também realizar as trocas comerciais com suas próprias moedas.

"Nem o dólar nem o euro nem nenhuma outra podem se dizer uma moeda mundial que protege todos os países. Existem problemas com todas as moedas. Então, quanto mais ativos formos em usar as moedas nacionais, mais estável será o comércio bilateral e melhor será para as instituições financeiras internacionais", defendeu Medvedev.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet