Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Cidades

fechando o semestre

Operação Quentão termina com 256 prisões e apreensões em todo MT

A Operação Quentão, desencadeada pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso nas 128 unidades da Polícia Civil no interior do Estado e encerrada à meia-noite desta sexta-feira (11), resultou, com uma semana de trabalho, em 141 buscas realizadas, 256 prisões, entre elas 154 em situação de flagrante, além da apreensão de 6,641 quilos de pasta base de cocaína, 23 armas, duas armas brancas e 26 veículos oriundos de roubo, furto ou estelionato.


A Operação Quentão, assim denominada pelas festas típicas do mês de junho e também por ser uma ação de combate ao crime organizado no Estado, é a terceira operação de grande porte desencadeada nos municípios do interior no primeiro semestre do ano. Segundo o diretor da Polícia Civil do Interior, delegado Jales Baptista, a operação esteve focada no combate ao tráfico de drogas, que acaba por determinar e encontrar outros delitos como o porte ilegal de armas, objetos de furtos, roubos, receptações e até casos de Maria da Penha.

Além da Quentão, a Polícia Civil realizou neste ano as operações Pierrô e Abril. A primeira no período de Carnaval e que terminou com a apreensão de quase 10 quilos de entorpecentes, e a segunda no mês de Abril, que resultou em 142 prisões e apreensão de 3,2 quilos de entorpecentes.

A operação desta semana iniciou há cerca de três meses com investigações baseadas em escutas telefônicas e outros meios, como de repressão qualificada. Em Rondonópolis, onde foram presos dois acusados de homicídio, além de cinco policias civis supostamente envolvidos na prática de alguns delitos na região, a operação teve investigações ininterruptas durante quatro meses.

Outros números

Em Rondonópolis foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão. Das 32 prisões efetuadas no município, 25 foram em situação de flagrante. Foi apreendido 1,6 quilo de pasta base de cocaína e cocaína, uma trouxa de maconha e mais dois papelotes de cocaína.

Entre as armas apreendidas estão quatro revólveres calibre 38, uma foblé e duas espingardas tipo cartucheira. Dos veículos encontrados no Estado, quatro motocicletas oriundas de furto e roubo foram descobertas em Rondonópolis, além de um veículo Fiat Uno, dois computadores e oito aparelhos celulares.

Em toda a operação, foram recolhidos R$ 6.400 em valores oriundos do tráfico de drogas, sendo R$ 2.938,00 em Rondonópolis. No entanto, um dos principais resultados da operação foi a elucidação de dois homicídios com a prisão de dois homens que já tinham mandado de prisão expedido contra eles.

Investigadores da Divisão de Crimes Contra a Pessoa (DCCP) do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC) de Rondonópolis cumpriram na segunda-feira (7) o mandado de prisão temporária em desfavor de Diogo Marques Mota, de 23 anos, acusado de assassinar Johnny Pereira de Souza, 22 anos, em 17 de dezembro de 2009.

O segundo crime elucidado no município foi do vigia João Rodrigues dos Reis Filho, 27 anos, morto no bairro Jardim Horizonte, em frente à kitinete que alugava do mototaxista João Oliveira de Jesus, 54 anos, acusado do homicídio. João foi preso em sua residência na quinta-feira (10). O crime ocorreu na madrugada do dia 31 de maio quando vítima e suspeito discutiram e, sem seguida, João acertou um golpe de faca no vigia, que morreu três depois no hospital.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet