Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

corrigido

Novo sistema do Detran vai agilizar tramitação de processos, diz Dóia

O novo sistema de comunicação entre o Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran), o Centro de Processamento de Dados (Cepromat) e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), que apresentou falhas desde o último dia 12, está funcionando a pleno vapor desde a manhã de hoje e vai agilizar a tramitação dos processos (pagamento do IPVA, transferência de veículos etc).


"Nossa meta é reduzir em pelo menos cinco vezes o tempo que é gasto atualmente pelos contribuintes, escialmente pelos despachantes e proprietários de garagens, agências e revendedoras de veículos", vaticina o presidente do Detran, Teodoro Lopes, o Dóia. 

A falha no sistema, denominado Detrannet, segundo levantamento da  Associação dos Revendedores de Veículos de Mato Grosso (Agenciauto) pode ter causado um prejuízo de aproximadamente em R$ 130 milhões aos cofres públicos estaduais e aos revendedores de automóveis.

Dóia aavalia os dados como superestimados e lembra que os processos já começaram a "andar" desde o meio dia de ontem, apesar das dificuldades da adaptação da nova plataforma. 

Com a falha de comunicação, também de acordo com a Agenciauto, cerca de 10 mil processos estão parados desde o último dia 12. 

Para o Olhar Direto, Dóia garantiu que os processos que "ficaram para trás serão colocados em dia" num prazo máximo de uma semana.  

"Só na manhã de hoje nós apreciamos 1.421 processos, já pelo novo sistema, que permite mais agilidade. Nossa média, pelo sistema antigo era a apreciação e distribuição de 1,7 mil processos por dia. Mas essa média vai ser superada com o novo sistema", garante.

A despeito do otimismo do presidente do Detran, uma grave crise se instalou entre Detran, que recentemente implantou um novo sistema para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e Sefaz.

Para para tentar contorná-la o secretário de Fazenda, Edmilson dos Santos, e o presidente do Detran participaram de uma reunião tensa na tarde desta sexta-feira (26) para equacionar o problema e definir uma nova dinâmica. Em verdade, o sistema informatizado da Sefaz, conforme o presidente da Agenciauto, Isnel Leite de Almeida, não estava suportando a “convergência” dos dados devido à alta demanda do Detran.

“O Detran simplesmente deixou de confeccionar os documentos e passou a incumbir a Sefaz desse trabalho e ela (a Secretaria de Fazenda) não estava preparada para isso. Temos um grave problema”, avalia.

Mais informações em instantes/Atualizada às 02h
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet