Olhar Direto

Sábado, 11 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

precário

Zaeli visita PS de VG, admite caos e promete mudanças

Foto: Alline Marques-OD

Superlotação no pronto-socorro de VG prejudica atendimento

Superlotação no pronto-socorro de VG prejudica atendimento

Em meio ao caos no pronto-socorro de Várzea Grande, o prefeito Tião da Zaeli (PSD) resolveu ver de perto a realidade e pode perceber a precariedade do hospital que ainda sofre com a superlotação e precisa improvisar. O chefe do Executivo municipal chegou a presenciar o atendimento a um paciente tubérculo, no qual precisou-se arranjar uma ala especial para os procedimentos, devido ao fato da doença ser contagiosa.


A visita ocorreu neste sábado (5) e o prefeito ouviu os pacientes e diante das inúmeras reclamações, que vão desde a falta de equipamentos até a demora no atendimento, Zaeli prometeu que irá melhorar as condições do pronto-socorro. Ele verificou as alas que passarão por reformas de infraestrutura como: pintura especial nas paredes, piso em granilito e uma nova ala na qual funcionará a enfermaria com capacidade para 20 leitos.

A nova ala passará a funcionar a partir da próxima semana após a conclusão de instalação do ar condicionado e reforma dos banheiros. Com o fechamento do pronto-socorro de Cuiabá, o hospital em Várzea Grande viveu uma das suas piores crises. Porém, mesmo com retorno de 70% do atendimento na unidade da capital, o município vizinho sofrer por ter de atender pacientes de outras cidades como Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Jangada e Rosário Oeste.

Tais municípios consideram o pronto-socorro de Várzea Grande como referência na saúde e devido à carência de profissionais e até de unidade hospitalar nessas cidades, os pacientes acabam recorrendo a outra localidade.

“Esta situação não pode continuar, isso vai mudar. Já na próxima semana vamos dar andamento às primeiras cirurgias que atenderão num primeiro momento pacientes idosos, pois não podemos permitir que essas pessoas fiquem mais tempo aqui. Depois os outros pacientes com menos riscos, mas todos terão o atendimento melhorado”, destacou o prefeito.

Atualmente, mais de 40 pessoas aguardam para serem operadas, algumas há mais de 90 dias na fila. Dado as dificuldades enfrentadas pelo pronto-socorro nos últimos dias, as cirurgias não aconteceram.

O superintendente do pronto-socorro, Wagner Marcondes, explica que a unidade recebe todos os dias pacientes de outras cidades com todos os tipos de complicações médicas e destacou ainda que parte significativa dos pacientes com grau de complexidade médica internados são de outras localidades do Estado. Durante a visita, o fato foi constatado pelo prefeito com a chegada de um paciente de Rosário Oeste.

As mudanças prometidas pelo prefeito devem ser apenas como medidas paleativas, já que o município está em negociação com o Estado para efetivar a estadualização do hospital, fato que deve ocorrer em janeiro. 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet