Olhar Direto

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

PROTESTO

Movimento contra corrupção na saúde entrega dossiê ao Estado

Foto: Alline Marques-OD

Movimento contra corrupção na saúde entrega dossiê ao Estado
Um grupo de manifestantes do Movimento de Combate à Corrupção na Saúde fez uma caminhada na manhã desta terça-feira (29) com destino ao Palácio Paiaguás, onde tentou conversar com o governador Silval Barbosa (PMDB). A intenção deles foi frustrada, já que foram atendidos apenas pelo secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda. Além das reclamações, o grupo também entregou ao representante do Governo um dossiê com denúncias relacionadas ao caos na saúde de Rondonópolis.


No momento da chegada dos manifestantes ao palácio o governador estava reunido com os deputados estaduais, com quem iria almoçar, em um encontro que discutia as emendas parlamentares para o orçamento de 2012.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindmed), Elza Queiroz, este já é o terceiro dossiê que a categoria entrega ao governo do Estado. Todos os documentos com denúncias foram endereçados ao governador Silval Barbosa (PMDB), mas até o momento nenhuma providência foi tomada. As reclamações anteriores são dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.

O principal ponto de discórdia entre manifestantes e governo é a questão da contratação de Organizações Sociais (OS) para gerir hospitais públicos. O objetivo do movimento é chamar a atenção para o que eles chamam de “privatização do Sistema Único da Saúde (SUS)”. Também se preocupam com a corrupção na área da saúde, uma prática que acaba ceifando vidas em função dos desvios de recursos da área. Para a sindicalista, a “roubalheira” é o principal problema do setor.

Apesar da ideia vaga, o discurso é endereçado ao secretário Estadual de Saúde, Pedro Henry (PP), pressionado fortemente por ter seu nome relacionado no esquema da Máfia do Sanguessuga, que estourou em 2006 devido à descoberta de uma quadrilha que tinha como objetivo desviar dinheiro para a compra de ambulâncias. Entre os envolvidos, conforme denúncias tornadas públicas, estavam parlamentares federais e prefeitos, além da família de empresários Vedoin.

O grupo de manifestantes saiu da praça Ulisses Guimarães puxados por um trio elétrico e subiu até o Palácio Paiaguás, chamando atenção das pessoas que passavam pela avenida do CPA, uma das mais movimentadas da capital.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet