Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Enxugamento

Governo cortará comissionados para garantir equilíbrio fiscal

Foto: Renê Dióz/OD

Governo cortará comissionados para garantir equilíbrio fiscal
O governador Silval Barbosa (PMDB) insistiu nesta segunda-feira (12) na necessidade de se enxugar a máquina do Estado por meio do corte de servidores comissionados a fim de assegurar equilíbrio fiscal.


A idéia de realizar cortes e outras medidas impopulares vem sendo admitida pelo governo estadual desde a semana passada, quando Silval assinou um decreto governamental estabelecendo férias coletivas em prol de um suposto 'controle do caixa' do Tesouro.

O decreto significaria uma economia de R$ 30 milhões para o Estado, porque abarcaria todos os servidores, mas o governo o anulou após a repercussão negativa da medida e editou um novo decreto, que diz respeito somente aos servidores com licença-prêmio e férias acumuladas.

“Estamos ajustando a máquina. É injusto o servidor passar cinco, seis, sete anos sem gozar férias e o governo também não poder comprá-las”, salientou Silval sobre a medida que antecipou o anúncio de cortes.

Ele defendeu redução ao máximo dos cargos de confiança levando em consideração a situação financeira do Estado, que inclusive já está convocando os cerca de dez mil servidores que passaram no último concurso público.

Silval também afirmou que o Estado já caminha para o enxugamento, porque a maioria dos contratos com funcionários terceirizados se encerra neste ano e não terá renovação em 2012.

Atualmente, segundo o governador, o Estado dispõe de um total de aproximadamente 90 mil servidores, sendo 60 mil na ativa. Os gastos anuais com os cerca de 2,2 mil comissionados são de aproximadamente R$ 5 milhões.

(Primeira atualização às 20h06)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet