Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Evento do PDT, PSB, PPS e PV coloca saúde no foco do debate

Líderes políticos do PDT, PSB, PPS e PV se reuniram na noite desta sexta-feira (3.02) para debater a situação da saúde pública em Cuiabá, área apontada como grande problema da capital. Com especialistas fazendo uma análise dos gargalos e possíveis soluções, o debate para resolver os problemas foi iniciado.


A discussão faz parte do Fórum de Debate sobre Políticas Públicas para Cuiabá, realizado por esses quatro partidos, num movimento intitulado "Cuiabá de Verdade”. Uma série de encontros discutindo temas relevantes para a sociedade cuiabana será realizado.

Participaram do evento o senador Pedro Taques (PDT), o empresário Mauro Mendes (PSB), o deputado federal Valtenir Pereira (PSB), a deputada estadual Luciane Bezerra (PSB), o suplente de deputado federal Eduardo Moura (PPS), o secretário nacional do PV, Aluízio Leite, entre outros.

O primeiro tema, saúde, não foi escolhido à toa. O setor é um dos que mais recebe reclamações por parte da população. Uma das alternativas apontadas para a sanar das deficiências não é nova: gestão de qualidade. O senador Pedro Taques lembrou que embora na teoria já se saiba quais caminhos devam ser tomado, na prática não é isso o que acontece.

A professora Wildce da Graça Araújo Costa, da Comissão de Direito Sanitário e Defesa do Direito à Saúde da Ordem dos Advogados (OAB),apresentou relatório mostrando que a prefeitura poderia captar o dobro de recursos junto ao governo federal para a atenção primária da saúde. Hoje, quase 50% da população cuiabana não tem acesso a atenção básica de saúde.

Além disso, conforme levantamento, a cidade não tem leitos suficiente nem para atender a própria população cuiabana e ainda é sobrecarregada com demanda de cidade do interior.

O médico obstetra e presidente do PDT de Cuiabá, Kamil Fares, também fez uma exposição da sua experiência de trabalho na rede pública de saúde. Ele ressaltou que as gestões deveriam da atenção a saúde preventiva e básica. "Mato Grosso é campeão em casos de hanseníase, uma doença da idade média”, apontou o médico.

Kamil ressaltou que é preciso uma ação constante para busca de recursos junto ao governo federal, que obtém maior parte do bolo orçamentário. "A cidade tem direito a esses recursos, só precisa saber captá-lo por meio de projetos e metas. A UFMT teve seu boom de crescimento quando colocou um representante em Brasília apenas para cuidar dessa parte administrativa, correr atrás do dinheiro para os programas”, lembrou.

Educação de Verdade

O próximo debate previsto será com enfoque na educação. O senador Pedro Taques (PDT) irá convidar o senador Cristovam Buarque para vir até Cuiabá participar do encontro. Ex-ministro da Educação, Buarque é referencia na área.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet