Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Secretário de Educação usará tribuna para explicar mudanças na gestão de escolas

06 Fev 2012 - 23:30

Da Assessoria/ Câmara de Vereadores de Sinop

O secretário Municipal de Educação de Sinop, Antônio Tadeu, fará uso da tribuna hoje à noite, logo mais às 19h30, durante a 1ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores para esclarecer à população as mudanças referentes à gestão de quatro escolas do município.


Na semana passada, o secretário anunciou a estadualização das escolas Menino Jesus, Umuarama II, Bom Jardim e Thiago Aranda Martim (o Caic). Hoje pela manhã, Tadeu esteve em reunião com vereadores de Sinop, para explicar melhor como se deu esse processo, e foi convidado a falar mais amplamente sobre o assunto durante a sessão, para que toda a sociedade possa sanar quaisquer dúvidas.

“É importante esclarecer para os sinopenses essa situação, pois muitos pais, alunos e até mesmo servidores não estão compreendendo bem essas mudanças e está havendo desencontro de informações. Principalmente em relação ao local que os alunos dessas escolas irão estudar, bem como o local onde os servidores irão trabalhar”, salientou a 1ª secretária da Casa, Leozenir Severo, durante a reunião, que também teve a participação do presidente, Remídio Kuntz, e dos vereadores Carlão Coca-Cola, Zuleica Mendes e Mauro Garcia, além do secretário Municipal de Governo, Ivanildo Ramos.

Conforme irá explicar durante a sessão, Tadeu salienta que, ao todo, 97 profissionais – sendo 60 professores efetivos, 20 técnicos e 17 profissionais de apoio - que compõem o quadro nas instituições que antem eram administradas pelo município, serão remanejados para outras escolas municipais de acordo com solicitação realizada anteriormente pelos profissionais. Já para as quatro escolas agora administradas pelo Estado, novos profissionais e professores foram contratados pelo Estado e, apesar de nas demais escolas estaduais de Sinop as aulas terem iniciado hoje (6), nessas quatro instituições as aulas irão iniciar no dia 13 de fevereiro, próxima segunda-feira, mesma data de início das aulas da rede municipal de ensino.

“E o interessante é que os alunos que estavam matriculados nessas quatro escolas, continuarão estudando nelas. Nada mudou, apenas o quadro de servidores, pois os alunos continuam nas mesmas escolas. Outro ponto positivo, também, é que com o remanejamento dos servidores, alguns professores que saiam do centro para lecionar no São Cristóvão agora lecionam em escolas mais perto de casa”.

O remanejamento irá permitir ao município a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e 1/3 de hora atividade. “Além disso, o município irá manter o foco no ensino infantil e o Estado no ensino fundamental”.

Hoje, as quatro escolas juntas têm capacidade para 1.435 alunos, sendo que 1.135 vagas já estão ocupadas para as totais 52 turmas. Na Escola Bom Jardim são 10 turmas, 276 vagas e 210 alunos matriculados; na Escola Umuarama II são 10 turmas, 271 vagas e 223 preenchidas; já na Escola Menino Jesus são 16 turmas com 434 vagas e 336 matriculados; também dão 16 turmas na Escola Tiago Aranda Martin, com 454 vagas e 366 preenchidas. Atualmente, São 14 mil alunos na rede municipal de ensino, sendo 18 escolas municipais e 18 creches, além de 18 escolas estaduais, também com cerca de 14 mil alunos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet