Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Comando nega

Bombeiro denuncia falta de efetivo e equipamentos durante resgate

Foto: Wesley Santiago - Olhar Direto

Bombeiro denuncia falta de efetivo e equipamentos durante resgate
Um dos bombeiros que ajudou no resgate das vítimas que estavam no prédio Sunset Boulervard, no bairro Araés, na última terça-feira (14), relatou que faltaram equipamentos e se o incêndio fosse de maiores proporções, o cenário poderia ter sido pior. De acordo com ele, que preferiu não se identificar, somente 40 homens estavam no local, ao contrário do número divulgado de forma oficial pelo Corpo de Bombeiros (60). O Tenente-coronel, Silvio Bernardes, rebateu as acusações e afirmou que o número foi até maior que o divulgado e chegou a 80 homens, além de negar que tenham faltado cilindros.


Veja mais:
Por medida de segurança, Defesa Civil proíbe que 90 famílias passem a noite no Sunset; Fotos e Vídeo
Após nove horas, Corpo de Bombeiros conclui ação, mas prédio permanece interditado a moradores

 
“O Corpo de Bombeiros não dispõe de um equipamento para cada homem. Nós tínhamos que revezar. Faltaram cilindros de oxigênio e mascaras para que a gente pudesse atuar no resgate das vítimas”, disse o bombeiro que preferiu não se identificar por questões de segurança.
 
Ele ainda afirma que, durante a correria, os moradores acabaram deixando a porta da escada de emergência aberta, fazendo assim com que o local ficasse repleto de fumaça: “Do sétimo andar pra cima não tinha como subir sem os equipamentos. Quando eu cheguei no 11º andar acabou meu oxigênio, porque eu acabava dando para as outras pessoas respirarem”.
 
Por conta deste problema, o bombeiro acabou inalando muita fumaça: “Como o meu oxigênio acabou, eu tive de descer sem respirar praticamente. Em cada andar que eu parava eu colocava a cabeça para fora da janela para pegar ar e depois descia mais um lance de escadas”, relata.
 
“Acabaram divulgando que eram 60 bombeiros trabalhando. Eu estava lá dentro e não tinha tudo isso. O nosso maior batalhão é o do Verdão e nele há cinco viaturas, mas só tem pessoal para três delas. Acredito que eram uns 40 bombeiros. Depois que chegou o apoio dos batalhões do Coxipó e Várzea Grande”, revela o bombeiro.
 
O combatente ainda disse que “algumas paredes do corredor acabaram caindo por conta do fogo, porém, acredito que não abalou a estrutura do prédio. O fogo acabou se isolando no corredor e por sorte não invadiu os apartamentos, mas as chamas estavam preocupantes lá para cima”.
 
Outro lado

O Tenente-coronel, Silvio Bernardes, rechaçou as denúncias feitas sobre a falta de cilindros: “Algumas pessoas disseram isto, mas não foi o que aconteceu. Existe uma quantidade de cilindros, mas eles precisam ser recarregados. Cada vez que é usado, vai se desgastando, e ai tem de fazer a reposição. Neste momento sai um bombeiro e entra outro”, disse ele ao Olhar Direto.
 
Silvio ainda revela que o efetivo não era baixo e foi até maior que o divulgado: “Foram 60 bombeiros e ainda tivemos outros, que foram voluntariamente atender a ocorrência. Eles viram a complexidade do evento e foram ajudar. A ocorrência durou dez horas e tivemos um total de quase 80 bombeiros ao todo, que vieram até de Várzea Grande”.
 
Por fim, ele também negou que uma parede do corredor tenha caído: “Não temos informações de algo neste sentido”. Os trabalhos do Corpo de Bombeiros foram encerrados na noite de ontem, quando o prédio foi entregue à Defesa Civil de Cuiabá. “O saldo da operação foi muito positivo”, finalizou o Tenente-coronel.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet