Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Dezembro

Moradores do Sunset Boulevard só voltam para casa 14 meses após incêndio

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Moradores do Sunset Boulevard só voltam para casa 14 meses após incêndio
Os moradores do edifício Sunset Boulevard, localizado no bairro Araés, em Cuiabá, só poderão voltar para as suas casas no fim do ano, 14 meses após o incêndio causado por um curto-circuito no dia 14 de outubro do ano passado, que fez com que os moradores vivessem momentos de terror. A Plaenge confirmou que a previsão para a conclusão dos trabalhos é dezembro de 2015. Ao todo, 46 famílias deixaram o condomínio.


Leia mais:
Morador do Sunset promete ação e diz que Plaenge “não se responsabiliza por problemas”;veja fotos
 
Em março, quando a tragédia completou cinco meses, o Olhar Direto já havia noticiado que a previsão dos moradores era de que só pudessem retornar às suas casas no fim do ano: “Acreditamos que só poderemos voltar no fim do ano para nossas casas”, disse à reportagem o morador do Sunset Boulevard, Wendel Rolim, no início de 2015.
 
A construtora informou, através de nota, que no dia 26 de abril foram concluídas as etapas necessárias às áreas comuns dos apartamentos, como por exemplo: infraestrutura elétrica, incluindo nova prumada elétrica com aplicação de firestop; inspeção em todas as tubulações de gás; equipamentos de proteção contra incêndio, retirada dos forros em gesso dos halls, entre outras reformas necessárias acordadas.
 
As reformas internas dos apartamentos puderam ser iniciadas no dia 17 de abril. Ao todo, 46 proprietários preferiram deixar o condomínio e migrar para outros edifícios. 28 optaram por reformas feitas pela Plaenge, que tiveram início em maio. Cinco receberam apoio da empresa e reformarão por conta própria. 11 ainda não definiram o que farão e dois sinalizaram que vão utilizar outros meios.
 
Além disto, a Plaenge informou que foi aprovada, pela Comissão de Moradores, a nova arquitetura do térreo do empreendimento. Serão feitas alterações: na fachada, que terá pórtico na guarita, revestimento com vidro multilaminado e muro composto em vidro. No hall de entrada, com decoração em simetria, rebaixamento de forro de gesso, tapete em granito e piso em porcelanato polido.
 
Também serão feitas alterações no Salão de Festas, que agora terá capacidade para 36 pessoas. No equipamento infantil, denominado minicidade. No piso das áreas externas e reformas dos ambientes brinquedoteca, fitness e área de administração do condomínio. A previsão é que todos os trabalhos sejam finalizados até dezembro de 2015.
 
Vale lembrar que o laudo da Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica) apontou que o incêndio que atingiu o Sunset Boulevard, no dia 14 de outubro do ano passado, foi acidental e causado por um curto-circuito na prumada elétrica do edifício. O documento apontou falhas da construtora.
 
 "No caso de incêndio em análise, constatou-se que o conduto elétrico da prumada era constituído por mangueira de material de combustível propagante de chama, necessitando, portanto, de obturação (obstrução), na travessia de piso, o que também não existia", diz trecho do laudo. Também ficou evidenciado que: “Após minuciosa inspeção, não se evidenciou qualquer vestígio de presença de buchas e arruelas metálicas nos orifícios de passagens dos cabos elétricos, tanto na parte inferior quanto no superior dos quadros”.
 
O caso
 
O prédio Sunset Boulevard pegou fogo na madrugada do último dia 14 e assustou os moradores do residencial. Diversos homens do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados para atender a ocorrência, no prédio de 23 andares.
 
Várias pessoas ficaram presas nos andares superiores já que a fumaça tóxica tomou conta das escadas de emergência e também dos corredores. Alguns moradores foram resgatados por rapel, entre eles uma criança e um bebê. Outros foram retirados com o auxílio do helicóptero da Polícia Militar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet