Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Começa a capacitação de multiplicadores do Aprendendo a Construir

Será realizada nos dias 31 de julho e 1º de agosto a capacitação da primeira turma de multiplicadores do Aprendendo a Construir, projeto criado com o objetivo de atualizar profissionais nos canteiros de obras de Mato Grosso. As aulas serão ministradas na Escola Senai da Construção, no Distrito Industrial de Cuiabá. 

O projeto é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Mato Grosso (Senai-MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e o Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT). 

Os detalhes para o início dos trabalhos foram tratados em uma reunião comandada pela secretaria adjunta de Trabalho e Emprego, Ivone Lucia Rosset Rodrigues, com representantes das três instituições envolvidas no projeto. 

A arquiteta Jocely Rosanna da Silva, supervisora de cursos da Escola Senai da Construção do Senai-MT, explica que os multiplicadores serão escolhidos pelas próprias empresas construtoras. Os escolhidos devem ter perfil para a função e espírito de liderança, pois farão a interface entre a instituição qualificadora e os trabalhadores. 

“O papel do Senai no projeto é capacitar o multiplicador, fazer um monitoramento semanal da participação do trabalhador no projeto e ao final, certificá-lo”, explica a supervisora. 

O curso terá carga horária de 18 horas/aula sendo 16 horas teóricas (Escola Senai) e 2 horas práticas (canteiro de obras). Cada empresa participante poderá indicar até dois participantes por turma. Nessa fase, eles vão aplicar no canteiro de obras o aprendizado em sala de aula. 

“Sabemos que a produtividade no Brasil é uma das mais baixas no mundo. Muito desse cenário está relacionado a problemas na qualificação de mão de obra do nosso mercado. O Sinduscon/MT apoia inteiramente o projeto e o avalia como uma oportunidade de mudança de paradigma por um mercado mais competitivo”, analisou o presidente da Comissão de Relações Trabalhistas do Sinduscon, Cláudio Cleber Ottaiano. 

O projeto

O Aprendendo a Construir foi criado a partir de uma constatação: no Brasil, muitos trabalhadores da construção civil chegaram ao mercado apenas pelo conhecimento empírico, sem uma qualificação formal de nível técnico com certificação. Com a atualização profissional do trabalhador é possível melhorar a qualidade da mão de obra, a produção e a produtividade no canteiro de obras. 

“Uma das consequências diretas do projeto sem seu resultado final, além do conhecimento adquirido e da oportunidade de atualização profissional, é possibilidade de redução dos índices de acidentes de trabalho. Conhecendo normativas, procedimentos obrigatórios e sabendo por que certas condutas devem ser adotadas o trabalhador também poder cobrar e atuar para que esses acidentes diminuam”, enfatizou a Ivone Rosset. 

Até o momento três empresas já aderiram: Concremax, MRV e CX Construções. Os cursos que serão ofertados pelo projeto são: pedreiro de alvenaria, pedreiro de acabamento, armador em ferro e carpinteiro de obras. Ele começa pela capital e, num segundo momento, será levado até o interior do Estado. O projeto define um número de 25 alunos por canteiro de obras. 

Uma das características do curso em seu método de aprendizado é que além das aulas presenciais, quando o aluno-trabalhador não estiver em sala de aula terá tarefas pra fazer e ele mesmo definirá como vai estudar no tempo livre. Isso será possível com vídeo-aulas e material didático impresso. 

A expectativa é que as primeiras turmas de alunos do projeto Aprendendo a Construir comecem as aulas em 13 de agosto. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet