Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política MT

APROVAÇÃO DO RGA

Deputados reconhecem dificuldade econômica e vão apoiar projeto de reajuste proposto pelo governo

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Deputados aprovaram por maioria reajuste de 6% para os servidores públicos

Deputados aprovaram por maioria reajuste de 6% para os servidores públicos

Os deputados estaduais que fazem parte da base do governo na Assembleia Legislativa reconheceram nesta segunda-feira (27) que o Estado passa por dificuldade financeira e reafirmaram o compromisso de empenho para aprovar a Mensagem 45/2016 que versa sobre o pagamento do Reajuste Geral Anual (RGA) aos servidores do Poder Executivo. A apreciação final do projeto ocorrerá em sessão extraordinária, nesta terça-feira (28), no Plenário das Deliberações Renê Barbour.


Leia também:
Pedro Taques recorre à Constituição para rejeitar substitutivo de Zeca Viana com 11%

Em defesa do projeto apresentado pelo governo, o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), destacou que a população está sendo prejudicada pela greve geral dos servidores públicos. O tucano lembrou que a CUT, central sindical ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT) é que está à frente do movimento.

“Essa situação vai passar e a população vai reconhecer isso. O estado tem 3,3 milhões de habitantes. Respeitamos os servidores, mas as lideranças destes sindicatos estão levando as categorias para a intransigência e o radicalismo que não coagula com o momento. Vamos trabalhar para que esta semana a situação chegue ao fim”, defendeu.

O deputado estadual Max Russi (PSB) avaliou que o governo tem feito um grande esforço para valorizar os servidores e tirar do papel as políticas públicas prometidas na eleição de 2014 e ainda. “Uma mentira muitas vezes falada acaba virando verdade. Mato Grosso está fazendo certo, dando a contribuição possível no momento, diferente do que está sendo feito no restante do Brasil. E o que parece é que o Estado não deu nada. Precisamos unir os segmentos. Nesta reunião estão formadores de opinião que vão ajudar o Governo. Os deputados estão unidos de forma firme”, disse.

Já Pedro Satélite destacou que o governo sofre muito em momentos de crise como o atual, tendo em vista que apenas 3% do orçamento atual são usados para investimentos. “Mato Grosso tem somente 3% da receita para realizar investimentos. Os municípios nos cobram investimentos diariamente. Com a greve, criou-se um movimento que falta muito com a verdade. Eles não colocam o que realmente está acontecendo, se apresentassem para a sociedade que sobram somente 3% para investimento, tenho certeza que não estaríamos perdendo tempo nesta discussão”, pontuou.

Para Saturnino Masson (PSDB) já é hora do governo superar a pauta do RGA e voltar a focar nas ações para melhorar a vida dos mato-grossenses. “Precisamos acabar com este impasse, o Governo levantou e apresentou todos os números, mas a situação está ficando insustentável. Temos que, de uma forma harmoniosa, fazer a aprovação desta proposta do Governo sobre o pagamento do RGA para que o Estado possa desembaraçar e voltar a trabalhar. Da forma que se encontra hoje, está ficando difícil”.

No mesmo sentido também opinaram os deputados Gilmar Fabris (PSD) e Ondanir Bortolini – Nininho (PSD). Ambos acreditam que já é hora do governo virar a página quando a questão do RGA. Os dois avaliam que o Estado abriu o diálogo e ouviu a reivindicação dos servidores, mas reconhece dificuldade financeira no caixa do Estado.

O presidente da Casa de Leis, deputado Guilherme Maluf (PSDB), afirmou que a proposta será apreciada sem atropelos. Além disso, anunciou que a sessão poderá ser acompanhada na galeria do plenário das deliberações deputado Renê Barbour.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet