Olhar Direto

Quarta-feira, 22 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Retrospectiva 2016

MT teve viaturas e ônibus incendiados, ataque a casa de agentes e até coquetel molotov durante ‘Salve Geral’

Foto: Reprodução

MT teve viaturas e ônibus incendiados, ataque a casa de agentes e até coquetel molotov durante ‘Salve Geral’
Os moradores da capital mato-grossense e outras cidades do Estado viveram momentos de terror em junho deste ano. O fato, que ficou conhecido como ‘Salve Geral’, resultou em viaturas e ônibus incendiados, ataque a casa de agentes penitenciários e até um coquetel molotov atirado contra uma base da Polícia Militar. Diversos presidiários foram autuados por liderar o ataque.

 
Relembra algumas das notícias do ‘Salve Geral’ que marcaram 2016:
 
Detentos da Penitenciária Central fazem motim por cigarros e visitas
 
Detentos da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, realizam na manhã desta sexta-feira, 10 de junho, um motim. A informação é do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso.  Dois detentos ficaram feridos, segundo o presidente da categoria, João Batista.  A confusão foi registrada nos raios 3 e 4. Cada um, abriga cerca de 400 detentos. Com a greve dos agentes penitenciários iniciada no dia 1º de junho, as visitações foram suspensas, assim como entrada de alimentos e cigarros, que gerou revolta dos detentos.
 
Três ônibus queimados e ataque contra casa de agente penitenciário geram pânico fotos e vídeos
 
Em represália à greve dos agentes penitenciários, três ônibus foram incendiados. Além disso, o carro e a residência de um servidor do sistema prisional. foram alvejados na noite desta sexta-feira (10), em Cuiabá. O presidente do Sindicato dos agentes penitenciários de Mato Grosso,  João Batista, informou ao Olhar Direto  que outro veículo foi encontrado pela polícia com marcas de tiros, na Avenida dos Trabalhadores, na capital do Estado. O dono ainda não foi localizado, mas a suspeita é de que o automóvel também pertença a um agente penitenciário.


 
Após ataque a ônibus, quarto veículo é incendiado em ataque perto de shopping; veja vídeos
 
O quarto veículo incendiado na noite desta sexta-feira (10) em Cuiabá foi uma motocicleta, que estava estacionada nas proximidades do shopping Três Américas.  O incêndio foi registrado após a polícia confirmar que três ônibus coletivos sofreram ataques em diferentes pontos da capital e Várzea Grande.
 
Detento da PCE é identificado como mentor de ação e levado para prestar depoimento; envolvido em atentado a ônibus é preso
 
A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso confirmou que o homem responsável pela série de ações criminosas executadas na noite de sexta-feira, 10 de junho, é um detento da Penitenciária Central do Estado (PCE), identificado como Reginaldo Aparecido Brito.
 
Mentor de ataques cumpre 18 anos de cadeia por série de roubos; Secretário garante 100 viaturas nas ruas
 
O detento apontado como mentor dos atentados registrados na noite desta sexta-feira (10), em Cuiabá, Reginalo Aparecido Brito, teria comandado a onda de terror na região metropolitana de dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE), onde cumpre pena de 18 anos por roubos. Preso pelas forças de segurança na madrugada deste sábado, Fabiano Alailton de Souza, de 28 anos,  conhecido como 'Peruca' é  suspeito de atear fogo a um ônibus na noite de sexta-feira, 10, no Bairro Pedra 90.
 
Polícia investiga áudios sobre novos atos de violência e até morte de governador
 
Após três ônibus em Cuiabá e Várzea Grande terem sido incendiados, áudios, via mensagens de Whatsapp, começaram a ser repassados informando que novos atos de violência teriam como alvo as forças policiais estaduais, demais serviços de segurança pública, e até mesmo a pessoa do governador Pedro Taques (PSDB).
 
Mais um ônibus é alvo de ataques na manhã de hoje; empresas contabilizam cinco atentados
 
Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (AMTU)  confirmou mais um ataque na manhã deste sábado, 11, a um coletivo, no bairro Novo Mato Grosso, em Cuiabá. No total, cinco ônibus foram alvos de atentados em Cuiabá e Várzea Grande entre a noite de sexta-feira (10) e a manhã de hoje (11) e resultaram na destruição de três coletivos. Os valores de prejuízos são contabilizados pelas empresas. 
 
Após ataques em série, 14 são presos e viatura é incendiada em Primavera do Leste
 
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp), 14 pessoas já foram presas até aqui com suspeita de participação nos ataques a ônibus que ocorreram entre a noite de sexta-feira (09) e a madrugada deste sábado (10). Na noite de ontem, uma motocicleta foi incendiada próximo ao Shopping Três Américas. Também foram registrados ataques a casa de um sargento da Polícia Militar e um agente penitenciário. Entre os suspeitos capturados pela polícia, está o suposto mentor dos ataques que estava preso na Penitenciária Central do Estado (PCE).  
 
Carro é incendiado em Várzea Grande durante atentados; Sesp não registra feridos
 
A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso confirmou que um automóvel foi destruído durante a madrugada deste sábado, 11 de junho, na rua 15, do bairro Cristo Rei, em Várzea  Grande.  Não há registro de feridos, conforme informações da Polícia Militar.O automóvel, um Fiat Tipo, que estava estacionado na rua foi rapidamente consumido pelas chamas.
 
Governador se reúne com forças de segurança na madrugada para conter onda de violência
 
Na tentativa de conter a onda de violência que espalhou medo pela cidade na noite de sexta-feira (10), o governador do Estado, Pedro Taques, se reuniu com as forças de segurança para viabilizar soluções aos ataques. A ação foi registrada em frente a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), e divulgada em uma postagem no Facebook. “Força total. Ao lado das forças de segurança para combater a criminalidade”, diz a legenda da foto.
 
Governador garante confiança nas polícias e secretário descarta uso da Força Nacional em MT
 
O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Roger Elisandro Jarbas, descarta a necessidade de solicitar ajuda do Governo Federal por meio da Força Nacional, apesar das ações criminosas registradas nas últimas horas nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Primavera do Leste. Os atentados resultaram na destruição de três coletivos, além de uma viatura da Polícia Militar. Motos e um automóvel foram queimados durante a noite de sexta-feira.
 
Base de Três Barras é atacada com pelo menos 47 tiros e coquetel molotov
 
A Base Comunitária de Segurança Pública do Três Barras, em Cuiabá, sofreu um ataque na madrugada deste domingo (12). Por volta das 2h57 da manhã, foram efetuados diversos disparos contra a base e também contra uma viatura que estava no local. A polícia encontrou quarenta e três cápsulas de munição deflagradas e três munições picotadas, de 380 e de .40.

 

Núcleo de inteligência da PJC apreende gasolina e munições que seriam usadas em ataque
 
Os núcleos de inteligência da Polícia Judicária Civil (PJC) prenderam, no último sábado (11), um suspeito do Comando Vermelho, que guardava armamento que seria usado para atentados na cidade de Cáceres (234km de Cuiabá). Na casa onde ele estava foi encontrado gasolina, munições e drogas.
 
“Perdemos o direito de ir e vir”, declaram cuiabanos após ataques
 
O receio de sair de casa e a dúvida de saber como iria voltar eram visíveis nos rostos dos cuiabanos na manhã deste sábado, 11 de junho, após os ataques registrados na noite de sexta-feira, 10, e durante a madrugada. “Apreensão” e “perda do direito de ir e vir” eram as principais palavras ditas pela população.
 
Madrugada tem ataque a casa de agentes e viaturas queimadas no interior
 
Três cidades do interior de Mato Grosso registraram ataques na madrugada deste domingo (12). Em Barra do Garças (508km de Cuiabá), Sinop (477km de Cuiabá) e Barra do Bugres (163km de Cuiabá) , viaturas e casas de agentes penitenciários foram incendiadas.
 
Mais três presidiários são autuados por liderar ataques e atentados em MT
 
Três reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE), no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, foram autuados em flagrante, na noite deste domingo (12), por liderarem os ataques a que ocorreram entre a sexta-feira (10) e a madrugada de domingo. Segundo a assessoria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), João Luiz Baranosk, Reginaldo Silva Rios e Carlos Alberto Vieira Teixeira orquestraram as ações de dentro da unidade prisional, onde cumprem pena. O trio foi autuado por organização criminosa e crime de incêndio.
 
Autor de áudios que ordenaram "Salve Geral" é identificado na PCE; criminoso já se passou por policial
 
Após revista realizada em dos raios da Penitenciária Central do Estado (PCE), nesta quarta-feira (15), agentes penitenciários encontraram o aparelho celular de onde a partiu a mensagem ordenando os ataques conhecidos como “Salve Geral”. O proprietário, identificado como Evandro da Luz Santana, de 31 anos, foi preso em 2014 por se passar por policial para cometer crimes. À época ele foi detido por falsificação de documento público e já tinha passagens por roubo, porte ilegal de arma de fogo e receptação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!