Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Troca-troca

Secretários de Santos deixam cargos para campanha

Ás vésperas de assumir o comando do Poder Executivo, o vice-prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), ensaia algumas mudanças na composição do secretariado do prefeito Wilson Santos (PSDB), pré-candidato ao governo do Estado. Além do secretário de Educação, Carlos Carlão do Nascimento, que se desincompatibiliza para disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa (AL), o procurador-geral do município Ussiel Tavares, também deixa o staff para a campanha do tucano.


O nome para assumir a Procuradoria Municipal está sendo analisado, segundo o vice-prefeito, que preferiu não mencionar quem está na lista. Apenas disse que a definição será feita até a próxima semana.

Entretanto, o retorno do advogado José Antônio Rosa, preso e indiciado no inquérito da Polícia Federal que investiga fraudes de licitações do PAC em Cuiabá e Várzea Grande, para o cargo não está descartado. Galindo avalia não haver problemas em ter o ex-procurador compondo novamente o staff. Mas o petebista faz questão de frisar que ainda não discutiu o assunto com o advogado.

No comando da Educação está o ex-vereador Permínio Pinto, que há mais de um ano atuava como secretário-adjunto da pasta. Galindo garantiu em entrevista ao Olhar Direto que fará uma transição tranqüila sem muitas mudanças. “Se depender de mim, as mudanças serão poucas e até o momento somente essas pastas (Educação e Procuradoria) vão sofrer alterações”, declarou na manhã desta segunda-feira (22), durante solenidade de implantação da Guarda Municipal de Cuiabá, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Cogitações


A saída do secretário de infraestrutura, Euclides dos Santos, também vem sendo cogitada nos bastidores, mas não foi confirmada por Galindo. Ele ressaltou que o secretário está sendo cotado pelo PSDB para disputar as majoritárias, mas ainda não confirmou a pré-candidatura.

Por outro lado, o prefeito Wilson Santos parece não querer deixar o Palácio Alencastro sem “acomodar” as siglas aliadas. Agora parece ser a vez do PRTB, que por quase um ano busca conseguir um cargo de primeiro-escalão com ameaças de rompimento com o tucano.

A legenda possui dois vereadores na Câmara Municipal, Néviton Fagundes e Totó César. Conforme informações extra-oficiais, Néviton é quem vai assumir a secretaria de Esportes e Cidadania de Cuiabá, em substituição a Aurélio Augusto (PDT), que deixará a pasta para integrar o time de coordenadores de campanha do PSDB.

Troca-troca


Todas as mudanças no primeiro escalão da gestão de Wilson Santos, que está à frente da prefeitura de Cuiabá pelo segundo mandato consecutivo, fazem parte de um rearranjo para atender aos partidos aliados do PSDB.

Em 2010, o tucano decidiu contemplar o PPS na pasta de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo e Assistência Social. O novo secretário Elismar Bezerra (PPS) substituiu Osmário Daltro, membro do Conselho de Ministros Evangélicos de Cuiabá (Comec).

Elismar já participou da administração tucana no primeiro mandato do prefeito, no comando da secretaria Municipal de Transportes urbanos (SMTU). Já na área social, o prefeito contemplou o PP, numa indicação do presidente da Câmara Municipal, Deucimar Silva, e nomeou Jader Moraes no cargo deixado por Celcita Pinheiro (DEM).

Com o pedido de exoneração da engenheira Eliana Rondon, a Companhia de Saneamento da capital (Sanecap) passou a ser presidida por Carlos Roberto da Costa. A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão liderada anteriormente pelo vice-prefeito passa a ser comandada por Raul Spineli.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet