Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política MT

UNESCO

Texto de deputado e vereador de MT é publicado em livro sobre educação

Um livro sobre educação preparado para discutir o Plano Nacional de Educação para os próximos 10 anos foi lançado, nesta terça (23), pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em Brasília, no auditório da Câmara Federal. A obra contempla um texto elaborado pelo deputado federal Carlos Abicalil (PT) com co-participação do vereador de Barra do Garças, Odorico Kiko(PT).


O deputado mato-grossense esteve no lançamento juntamente com o presidente da Unesco, Vicent Defourny; o vice-presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT-RS); o professor da Universidade de São Paulo (USP), Romualdo Portela; o secretario Executivo do Ministério da Educação (MEC) e coordenador Geral da Conferência Nacional de Educação (CONAE), Francisco das Chagas; e o representante da UNESCO e um dos coordenadores da obra, Wagner Santana.

“Para mim foi uma felicidade imensa poder participar de um trabalho como este ao lado do Abicalil e demonstrar os avanços que MT teve na Educação” destacou Kiko. De acordo com Abicalil, o livro tem uma grande virtude que é exatamente tratar experiências distintas. Para ele, no Brasil o federalismo tem sido muito mais concorrente do que cooperativo. 

 “Este livro tem uma grande virtude que é exatamente tratar experiências distintas. No Brasil, o federalismo tem sido muito mais concorrente do que cooperativo. Precisamos debater as diretrizes reais e futuras para a educação que queremos”, disse.

O texto detalhou o protagonismo de Mato Grosso ao ser o primeiro estado a incluir um sistema único de ensino em sua Constituição. Segundo o coordenador Geral da CONAE, Francisco das Chagas, a UNESCO ajuda muito o debate da Conferência com a reflexão em torno da federalização. Ele destaca que o livro ajuda a discutir o novo modelo da educação.

A obra será apresentada também na Conferência Nacional de Educação que será realizada entre os dias 28 de março a 01 de abril, em Brasília. Além MT, a Unesco pretende relatar as experiências do Rio Grande do Sul, Ceará e o município de Campinas (SP). O trabalho também apontará parâmetros de comparação de outros continentes e tratará da teoria educacional através da participação de cientistas políticos.

O vereador barra-garcense registrou na tribuna da Câmara Municipal o feito alcançado pelo estado com a participação no livro da Unesco e frisou que tudo começou em Barra do Garças, pois a cidade foi o berço cultural e sindicalista do deputado Abicalil, que foi professor e diretor no município antes de seguir para Cuiabá e presidir o Sintep.

O vereador lembrou também as conquistas do PT na Educação na gestão passada que conseguiu construir a escola tatu na comunidade indígena, aplicar 35% na educação e criou o ensino médio na escola agrícola e implantou as cinco refeições na rede pública. Ele lamentou que as conquistas obtidas na gestão passada estão sendo menosprezadas na atual gestão.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet