Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Opinião

Um semestre produtivo e desafiador

O ano de 2023 iniciou com muitos desafios e muitos trabalhos a serem feitos pela Mesa Diretora, a qual presido desde janeiro deste ano. Neste primeiro semestre elegemos o servidor da Casa como prioridade. Sem eles, não conseguiríamos trazer os avanços que a sociedade cuiabana espera do Poder Legislativo Municipal. 

Uma das metas foi investir na qualificação seja para os servidores de carreira, quanto para os comissionados ou contratados. Fizemos uma parceria com o Instituto  Ideaes que promove cursos para o nosso quadro de funcionários e começamos com aulas sobre processo legislativo, a principal demanda dos gabinetes. Além de treinamentos para uso do protocolo digital. 

Também estamos melhorando os espaços da Câmara, que é um prédio antigo. Fizemos algumas reformas e atualmente estamos arrumando a sala do apoio legislativo e da comunicação. Contudo, as obras estruturantes serão as de acessibilidade. 

Fizemos um projeto junto a Semob e, com apoio do conselheiro Sérgio Ricardo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), vamos melhorar a acessibilidade no entorno da Câmara Municipal, facilitando o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, para que possam chegar e circular na Casa, que é do povo cuiabano. Além disso, vamos instalar um elevador garantindo que eles possam acessar as galerias e ter uma participação ativa nas sessões e solenidades. 

No trabalho parlamentar, nesses primeiros seis meses fizemos mais de 665 indicações de melhorias aos bairros, 2 moções de aplausos, 14 projetos de lei, 2 projetos de lei complementar e 21 projetos de decretos legislativos. Dentre eles o que concedeu o título de Cidadã Cuiabana a ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro. 

Também fizemos dois requerimentos de audiência pública neste ano. Uma delas marcou a retomada das audiências públicas itinerantes da Câmara, que havia ocorrido antes da pandemia. No dia 19 de junho, foi realizada a solenidade para discutir as políticas de acessibilidade e comemoração dos 40 anos da Associação Mato-grossense dos Deficientes (AMDE). Na ocasião, oito vereadores compareceram. 

Nós vereadores, temos nos líderes de bairro os nossos principais parceiros. Por isso, fiz a proposta para homenageá-los com o “Dia Municipal do Líder Comunitário” no dia 5 de junho. É uma ação mais do que merecida para quem se doa e atua voluntariamente em defesa dos interesses da comunidade a que pertence.
 
Outra ação que marcou o semestre foi a retomada da intervenção do Estado na saúde pública de Cuiabá. A Câmara não se furtou do seu direito constitucional e tem acompanhado as ações, cobrado o Gabinete de Intervenção e mantido canal de diálogo, pois o nosso papel é de fiscalizar as ações do Poder Público em nosso município. 

Tivemos muitas discussões durante as sessões ordinárias, mas sempre de forma educada e respeitosa e com foco na cidade, sem pirotecnia, sem carnaval, sempre buscando aquilo que for melhor para a cidade. 


Chico 2000 (PL),  é presidente da Câmara Municipal de Cuiabá e está no quinto mandato como vereador.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet