Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Opinião

Uma Nova Era para a Cirurgia Mato-Grossense

Na última terça-feira (18) Cuiabá entrou para o seleto grupo de capitais brasileiras presenteada com uma Plataforma cirúrgica robótica de última geração, o Robô Da Vinci X. O arrojo e empreendedorismo do Grupo Santa (Hospital Santa Rosa) colocou a capital Mato-Grossense, centro geodésico da América do Sul, na vanguarda da cirurgia robótica brasileira e sul americana.

Hoje o país conta com mais 103 plataformas robóticas implantadas, a maioria na região sudeste, tendo sido realizado, até o momento, mais de 105 mil procedimentos com mais de 10 especialidades contempladas. A Urologia é a especialidade que mais se beneficiou com essa inovação, principalmente no tratamento do câncer de próstata (cirurgia mais realizada no mundo por essa técnica), câncer de rim, câncer de bexiga e cirurgias reconstrutoras da via urinária.

A primeira cirurgia robótica no Brasil foi realizada em 2008, contudo só a partir de 2017 houve um crescimento exponencial, saindo de 39 plataformas robóticas naquele ano para mais de 103 na atualidade. 

Em Mato Grosso a primeira cirurgia robótica foi realizada, no último dia 18, pelos Urologistas do Grupo Litocenter, ocasião em que realizaram uma cirurgia para a retirada de um tumor de rim, tornando-os pioneiros nessa técnica no estado, seguido posteriormente de uma cirurgia para a retirada de um câncer de próstata, contemplando dessa forma os 02 procedimentos urológicos mais realizados pelo robô. 

Essas cirurgias são realizadas por meio de pequenas incisões, pelas quais instrumentos cirúrgicos delicados são acoplados a braços robóticos e introduzidos dentro do abdômen, sendo os movimentos comandados pelas mãos do cirurgião que está realizando a cirurgia em um console próximo ao paciente.

Os benefícios da cirurgia robótica privilegiam tanto o paciente como o cirurgião. Para o paciente está associada a menor dor no pós-operatório, menor sangramento, menor tempo de internação, recuperação mais rápida, retorno precoce às atividades, menores complicações intra e pós-operatório, além de benesses inerentes a cada procedimento específico. Para o cirurgião proporciona uma visão tridimensional das estruturas anatômicas, pinças que performam movimentos mais precisos que a mão do cirurgião, além de posição mais confortável para realização do procedimento.

Para estar apto a realizar o procedimento robótico, o médico cirurgião passa por um exigente programa de treinamento até obter a certificação para realizar esse tipo de procedimento.

Essa nova era cirúrgica no estado beneficiará tanto a população de Mato Grosso, quanto de toda a região oeste do Brasil, pois não necessitarão se deslocar a outros centros a fim de ter acesso a essa tecnologia de ponta e realizar procedimentos de alta performance.

O FUTURO CHEGOU NO SEU PRESENTE!

Dr. Rafael D.R. do Amaral (CRM-MT 5584 / CRM-SP 229974)
Cirurgião Urológico / Robótico
Especialista em cirurgia urológica minimamente Invasiva - Hospital Sírio Libanês
Especialista em cirurgia Robótica - Hospital Israelita Albert Eisntein
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet