Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Opinião

Compromisso com Mato Grosso

Ainda guri, quando via meus pais pelas ruas de Guarantã do Norte pedindo votos, não imaginava que no futuro assumiria um papel tão importante para a sociedade, que é exatamente o de representá-la. De lá para cá, muita água correu por debaixo dessa ponte que chamo de vida e os caminhos me trouxeram até aqui.

Como vereador já me sentia realizado, lutando bravamente ao lado dos meus colegas de oposição em busca de uma Cuiabá melhor. Foram muitas batalhas e novamente a postura de defensor da população me direcionou para caminhos ainda mais desafiadores, hoje como deputado estadual.

Ao colocar os pés na Assembleia Legislativa como um dos deputados mais jovens, tomei ainda mais consciência do tamanho da minha responsabilidade. E já se foram seis meses intensos de muito trabalho.

Já na primeira semana como deputado, apresentei o requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel, que até o momento levantou dados alarmantes como o déficit de quase 2 mil antenas e mais de mil reclamações coletadas pela nossa van, comprovam o péssimo serviço prestado pelas companhias telefônicas no nosso estado.

Fui também eleito para presidir a Comissão de Indústria, Comércio e Turismo, protagonista nas negociações que evitaram o aumento do GNV (Gás Natural Veicular) em Mato Grosso. Vitória nossa e, principalmente, dos mais de seis mil motoristas que usam diariamente esse combustível para se locomoverem e alguns para sustento de suas famílias como motoristas de aplicativos.

Propus a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio de Bens e Serviços do Estado de Mato Grosso, que teve adesão maciça dos deputados e deve ser instalada no começo do segundo semestre. Frente que fará a defesa do empreendedor, que gera emprego e renda em todo o estado.

Como jurista, estou tendo a honra de fazer parte da comissão que considero a mais importante dessa Casa de Leis: a de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) onde, como relator, passam por minhas mãos centenas de projetos.

Até o momento foram 128 proposições apresentadas e em tramitação. Como advogado de profissão e mestre em direito, valorizo muito a constitucionalidade das minhas propostas. Não vou apresentar centenas de projetos só para fazer volume. Isso para mim é pura bravata.

Todos os projetos de lei que propus até o momento tiveram fundamento social e jurídico para serem aprovados e sancionados. Entre eles estão o projeto de lei que cria o cadastro estadual de pessoas com Doenças Raras; o que institui o Código Estadual de Defesa do Contribuinte em Mato Grosso; e o que dispõe sobre a emissão de Atestados Médicos preferencialmente em meio digital. Das quase 100 indicações apresentadas, levantei bandeiras de realocação de recursos para áreas essenciais em diversos municípios de norte a sul do estado. E entre outras vitórias, conseguimos, por meio de indicação, espaço para paradas de motoristas de aplicativos na rodoviária de Cuiabá e no Aeroporto Marechal Rondon.

E não irei descansar até conseguirmos viabilizar a duplicação da BR-163 de Sinop até a fronteira com o Pará.

Mato Grosso é um estado gigante. Uma máquina complexa e com um enorme potencial ainda a ser explorado. Aproveitar esse potencial passa pela solução das nossas muitas desigualdades: problemas sociais e estruturais ainda a serem resolvidos. Coisas que deveriam funcionar com eficiência e que ainda não funcionam. E é exatamente essa a minha missão como representante do povo: colocar toda a minha energia para fazer funcionar os serviços públicos ou concessionados e atender a população que precisa de acesso à saúde, educação, logística, infraestrutura, entre tantas outras necessidades, tudo para que nosso povo possa se desenvolver com nosso estado.

Conte sempre comigo


Diego Guimarães é deputado estadual em Mato Grosso pelo partido Republicanos.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet