Olhar Conceito

Terça-feira, 17 de setembro de 2024

Notícias | Artes visuais

em bruxelas

'Pantanal: nossa herança e nosso legado': exposição leva registros pantaneiros para o Parlamento Europeu

Foto: Reprodução

'Pantanal: nossa herança e nosso legado': exposição leva registros pantaneiros para o Parlamento Europeu
Organizada pela Environmental Justice Foundation (EJF) e pelo Instituto SOS Pantanal em parceria com a Documenta Pantanal, a Chalana Esperança e a Wetlands International, a exposição está aberta à visitação desde ontem (16) e permanecerá disponível até 27 de setembro, na Esplanada Solidarność, em frente ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. 


Leia também 
Da janela de avião, transição mostra diferença entre céu azul e Cuiabá coberta por fumaça de queimadas

A cerimônia oficial de abertura, realizada nesta terça-feira (17), contou com a presença do Embaixador do Brasil junto à União Europeia, Pedro Miguel da Costa e Silva. 

Uma releitura da exposição "Pantanal: herança e legado", que ocupou o Congresso Nacional e visitou o estado de Mato Grosso do Sul em 2023, assim como a Delegação da União Europeia no Brasil neste ano, a mostra lançada hoje no Parlamento Europeu é um chamado à ação que insta compromissos imediatos e significativos para preservar o Pantanal antes que seja tarde.

"Ainda há tempo de salvarmos a maior área úmida tropical do mundo. Protegendo o que nos resta e restaurando o que foi perdido podemos alcançar esse objetivo. Mas isso exige um esforço coletivo e nós precisamos agir agora. Despertar essa consciência e essa urgência de proteger esse ecossistema único e vital para toda a humanidade é o objetivo dessa iniciativa", disse Steve Trent, presidente e fundador da EJF. 

Com registros dos fotógrafos Edson Vandeira, Ernane Lacerda, Flávia Zagury, Gustavo Figueirôa, Heideger Nascimento, Henrique Olsen, João Marcos Rosa, Lalo de Almeida, Maurício Copetti e Thamys Trindade, a mostra concebe a dual realidade vivida pelo Pantanal. De um lado, a que revela sua beleza majestosa, e de outro, a que apresenta imagens perturbadoras que evidenciam as ameaças que o bioma enfrenta. 

"Levar essa exposição para o Parlamento Europeu é uma maneira de chamar a atenção internacional para as ameaças que o bioma enfrenta, fomentando o apoio à iniciativas de restauração socioambiental, prevenção e combate a incêndios florestais, incentivo à produção sustentável e muitos outras pautas positivas que necessitam de recursos para serem colocadas em prática", disse Leonardo Gomes, Diretor Executivo do Instituto SOS Pantanal. 

"A Chalana Esperança e a Documenta Pantanal já possuem outros projetos em parceria. Essa exposição em Bruxelas conversa muito com o que já fazemos em termos de divulgação do Pantanal e suas causas. É um grande privilégio poder fazer parte de mais essa iniciativa, somando pelo Pantanal e pelo Brasil", disse Mônica Guimarães, coordenadora e co-fundadora da Documenta Pantanal.  
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet