A Verizon anunciou nesta terça-feira (12) que comprará a AOL numa transação avaliada em cerca de US$ 4,4 bilhões, para ganhar acesso ao conteúdo e ao serviço de anúncios digitais da empresa de internet.
A oferta da companhia de telecomunicações norte-americana é de US$ 50 por ação e representa um prêmio de 17,4% por cento sobre o preço de fechamento do papel da AOL, de US$ 42,59, nesta segunda-feira.
O acordo, que inclui o pagamento de cerca de US$ 300 milhões em dívidas da AOL, terá a forma de uma oferta pública seguida de uma fusão. Depois disso, a AOL se tornará uma subsidiária da Verizon.
A Verizon disse que espera financiar o negócio com o dinheiro que possui em caixa e parte do que tem a receber com dívidas.
A investidora ativista Starboard Value LP havia encorajado o Yahoo a considerar uma aquisição da AOL ou uma aquisição da empresa. Os negócios da empresa incluiem os sites de notícias "Huffington Post", "TechCrunch" e "Engadget".
"A visão da Verizon é prover aos clientes uma experiência digital premium baseada numa rede de plataformas globais multitelas", afirmou Lowell McAdam, diretor-executivo e presidente do conselho de administração da Verizon. "A aquisição apoia nossa estratégia de dar a consumidores, criadores e anunciantes uma conexão entre as telas".
O plano é ter acesso ao conteúdo e à plataforma de anúncios da AOL. Segundo a Verizon, as plataformas de publicidade das duas empresas combinadas criam uma escala global estimada em US$ 600 bilhões.
Além disso, a Verizon informa que o negócio dará maior tração à estratégia de vídeo da empresa. Conectará ainda suas iniciativas de "internet das coisas" aos serviços da futuro subsidiária.
O diretor-executivo e presidente do conselho de administração da AOL, Tim Armstrong, continuará no comando da empresa.
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