Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

POTENCIA

Sete cidades de MT estão entre as onze com maior PIB agropecuário

Dos 11 municípios brasileiros com os maiores valores adicionados da agropecuária, divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), sete são de Mato Grosso: Sorriso (0,5%), Sapezal (0,4%), Campo Verde (0,4%), Nova Mutum (0,3%), Primavera do Leste (0,3%), Campo Novo dos Parecis (0,3%) e Diamantino (0,3%). Juntos, eles representam 2.5% do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no Brasil.


Os dados são de 2008. Conforme o IBGE, cenário internacional favorável e as boas condições climáticas beneficiaram as plantações de soja e milho naquele ano. Os municípios mato-grossenses registraram altos valores das produções de soja (em grão), milho (em grão) e algodão herbáceo (em caroço). O município de Sorriso, pelo segundo ano consecutivo, foi o maior produtor de grãos.

O Estado ainda tem o município de Campos de Júlio – que não está na lista dos 11 com maior PIB da agricultura – na oitava colocação entre os municípios com maior PIB per capta. De acordo com o levantamento, Campos de Júlio registrou R$ 128.8 mil de renda anual para cada um dos 5010 habitantes em 2008. No mesmo ano, o PIB per capita brasileiro foi de R$ 15.9 mil.

Já com relação ao PIB estadual, Cuiabá é responsável pela maior fatia com 17%, Rondonópolis tem 8,2%, Várzea Grande 5,1%, Sorriso 4,5% e, Primavera do Leste, com 3,4%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet