Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

População do Rio recolhe 12 t de lixo das ruas em 5 horas

Um mutirão composto por voluntários recolheu, em cerca de cinco horas, 12 t de lixo de ruas e praças do Rio de Janeiro neste domingo. As informações preliminares são do movimento Limpa Brasil Let's Do It!, que representa o País em uma ação global de limpeza que ocorre em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Os resíduos recolhidos pela população foram entregues em 20 ecopontos distribuídos pela cidade. Ao final do evento, o lixo será recolhido por cooperativas de catadores filiadas ao Movimento de Catadores de Materiais Recicláveis do Rio de Janeiro. A organização espera ter 50 mil participantes.


O projeto chegou ao País pela organização não governamental (ONG) Atitude Brasil, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Rio de Janeiro foi escolhido entre as sete maiores cidades brasileiras para dar início ao movimento de limpeza. A primeira etapa do movimento terá continuidade nos dias 5 e 6 de agosto, em Brasília e Guarulhos (SP). Após isso, irá para Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP) e São Paulo (SP).

A expectativa da diretora executiva da ONG Atitude Brasil, Marta Rocha, é que o mutirão seja o pontapé inicial de uma ação que deverá se estender para todo o território nacional. "Que ele seja uma semente, o início de tudo. A gente está só começando. Espero que os cariocas saiam à rua e deem um show para a gente."

A gari Lidiane Souza, que trabalha na Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) há seis meses, considerou a ação positiva. "É bom que as pessoas se conscientizem de jogar o lixo no seu devido lugar." Segundo ela, a iniciativa "dá uma moralzinha" para quem ajuda a limpar diariamente as ruas.

O líder dos catadores do Estado do Rio e coordenador nacional da logística do movimento, Tião Santos, disse que a iniciativa deve ser repetida para que se consiga, efetivamente, conscientizar a população sobre o destino que deve ser dado ao lixo. "A população não é educada para não jogar o lixo no chão, para separar (os materiais)", disse. "O brasileiro ainda é muito mal-educado, ainda joga lixo fora do lugar e pouquíssimos praticam a reciclagem." Contudo, ele diz que o trabalho é de médio e longo prazo.

O movimento Let's Do It! foi idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak, que o realizou na Estônia pela primeira vez em 2008. Com a ajuda de 50 mil voluntários, ele conseguiu retirar 10 mil toneladas de lixo de praças, ruas e florestas. O Brasil é o primeiro país a levar a campanha a sete cidades, onde Marta Rocha espera reunir meio milhão de brasileiros para a limpeza coletiva.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet